quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Música e Louvor

“O Grau de Desenvolvimento de Uma Sociedade é Mensurado Através de sua Música”

A Música esta intrínseca em nossas vidas, tudo o que fazemos existe música, ou algum elemento que nos remete a ela, seja batucando em qualquer lugar, ou cantarolando uma melodia que persegue nossos pensamentos;
No ventre materno o coração da mãe pulsa, ditando o ritmo para o feto. Quem nunca cantou uma música de ninar para um Bebê? Que criança nunca dançou e bateu palmas acompanhando alguma música? Quem pela manhã não se encantou com o CANTO dos pássaros?
Somos criados para sermos seres musicais, não estou falando de músicos, mas sim musicais, a música nos define, ela mexe com nossos sentimentos, certas músicas nos lembram pessoas, momentos, fases tristes e alegres, ela nos faz expressar algo que temos no âmago do nosso ser;
O aprendizado musical é extremamente importante na educação, pois estimula a criatividade, coordenação, exercita a memória; Alem de socializar e sensibilizar.
Nossa rotina causa muitas vezes Stress, devido à correria do trabalho e da escola, acabamos aos poucos esquecendo que somos seres humanos e não maquinas. Invertemos a ordem, vivemos para trabalhar, não trabalhamos para viver; a Música entra diretamente nessa fase, Stress e doenças crônicas são conseqüências de uma vida assim. É comprovado cientificamente que a música pode ser usada como terapia nesses casos. O aprendizado musical faz com que o lado esquerdo do cérebro trabalhe com mais eficácia, lado que fica a parte de criatividade (digamos a parte artística), fora que quando cantamos ou tocamos estamos expressando sentimentos que são guardados muitas vezes por causa do nosso dia-a-dia; como diria a velha e conhecida frase:
“QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA
O Aprendizado musical é essencial, principalmente para músicos da igreja, que têm de tocar bem, certo, saber ler uma partitura, fazer o melhor para Aquele que nos presenteou com a música. Essa consciência deve estar estampada em todos os “LEVITAS”, fazer o melhor, proporcionar aos irmãos um louvor agradável, que suba como incenso e seja agradável a Deus; Pois a música chega onde a palavra não pode alcançar. Gosto de pensar nos louvores (música) como uma ponta de flecha, por que tem quase a mesma função, abrir caminho para que algo se aprofunde, no caso a Palavra. Somos responsáveis para preparar a terra para que a Palavra de Deus seja semeada.

SOBRE O AUTOR

Mateus Yokote é músico profissional, estudou com varios nomes da guitarra no Brasil dentre eles: Marcio Okayama, Fabio Santini e Mozart Mello (Plantão) no Instituto de Guitarra e Tecnologia - EM&T/SP.
Ministra aulas de Guitarra e Violão na Escola Estudio Sigma (SJC, Jd Satelite) e tambem aulas particulares, alem de workshop's pela região do Vale do Paraiba.
Seu trabalho pode ser conhecido através de seu projeto instrumental juntamente com Rudge Duarte (baterista), compondo temas de Fusion/metal e projetos por Escolas de Ensino Médio e Fundamental levando a música instrumental.
Tem um Projeto juntamente com a I.E.B de formar músicos para tocar no louvor, instruindo com teoria musical todos que se inscrevem no programa.

email: yokote_kenji@hotmail.com
Twitter: @mateusyokote
orkut: Mateus Yokote

2 comentários:

Que legal receber seu comentário!

.