quarta-feira, 16 de março de 2011

Culto de Ceia - Março 2011

Queridos amigos,

Não tenho como deixar uma data como esta passar em branco sem dar a devida importância.
Gostaria de dividir com vocês o que Deus realizou no culto de ontem (13/03/2011).
Foi uma noite pra ficar na história.
O culto começou um pouco depois das 18 horas.
Aos poucos as pessoas foram chegando e se preparando para o culto da noite. A alegria estava estampada no rosto de cada um que ia chegando. O clima era de festa. Os departamentos foram se formando e se organizando para a realização do culto. Os adolecentes, os jovens, a equipe de louvor, os obreiros. Todos estavam a postos para a realização de um culto que, diga-se de passagem havia sido profetizado que seria “um grande culto”.
Recebemos a visita do nosso convidado especial, o cantor Carlito Santos (Imperatriz - MA). Foi uma honra recebermos em nossa igreja um cantor de tamanha importância para a história da música gospel em nosso país. Com 30 anos de carreira, diversos CDs gravados, Carlito Santos possui uma voz usada por Deus para interpretar canções que marcaram épocas. Carlito Santos é quase "uma lenda viva" da história da música no Brasil.
Entretanto, a sua maior qualidade é ser uma pessoa humilde e ser "amigo". Tenho muito orgulho em poder dizer que o Carlito Santos é meu amigo.
Vamos ao culto.
Logo na oração inicial fomos tocados pela oração alegre do Pr Henrique. Os louvores estavam maravilhosos. A equipe de louvor foi novamente inspirada por Deus para transmitir um clima de total adoração a Deus. A presença de Deus era marcante durante todas as apresentações.
Chegou a hora da mensagem que foi baseada no texto em II Crônicas 20. Foi algo que jamais vou poder me esquecer (Gosto desta frase!).
A Bíblia narra a vitória do Rei Josafá sobre os Moabitas e os Amonitas.
Apenas para que você entenda, neste episódio Josafá foi avisado que uma grande multidão havia se juntado para lutar contra ele. Isto causou um grande temor e Josafá ficou preocupado. Era uma multidão. Humanamente falando, não havia chance de lutar contra aquela gente.
E o que fez Josafá? Desesperou-se? Não.... vamos entender o que este grande Rei fez para conseguir uam vitória que iria marcar a história de de Judá.
Nos diz o texto que Josafá ficou em pé diante da Casa do Senhor (v.9) e fez uma oração. Este foi o primeiro passo. Interessante não é? Josafá lembrou-se de orar antes de tomar qualquer atitude.
Muitas vezes, diante das circunstâncias adversas que atingem a nossa vida nos esquecemos de um princípio tão básico: orar antes de sair tentando resolver as coisas à nossa maneira.
Se você observar a oração de Josafá vai encontrar algo muito interessante. Você vai perceber que inicialmente Josafá exalta o poder e majestade de Deus, lembra-se das maravilhas que ele conhecia muito bem e, somente depois disto foi que ele apresentou o seu problema ao Senhor. Esta oração foi algo que impressionou todo o povo que estava diante da congregação esperando algo em que pudessem se apoiar.
Feito isto, Josafá ficou aguardando a resposta de Deus. Isto é muito importante. Josafá não saiu como desesperado fazendo o que viesse à cabeça. Ele simplesmente parou por algum tempo e ficou aguardando a resposta de Deus. Novamente um princípio básico: aguardar a resposta de Deus.
No Livro dos Salmos 40 lemos: "Esperei com paciência no Senhor; Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor". Aleluia. Aprendi que saber esperar em Deus é uma virtude.
Por fim veio a resposta de Deus. Lemos no Verso 17: "Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco."
Pronto. Restava agora apenas louvar a Deus pela vitória. Vitória? Qual vitória? Ela nem havia acontecido ainda!Foi exatamente isto o que aconteceu. Josafá começou a comemorar vitória por antecipação.
Parecia estranha aquela situação. Josafá ordenou aos cantores que fossem à frente dos soldados. Isto mesmo. Os cantores estavam à frente dos soldados.
Os levitas começaram a louvar a Deus dizendo: "Rendei graças ao Senhor, poruqe a sua misericórdia dura para sempre" (v.21).
Eis aqui um grande segredo: aqueles que confiam em Deus podem comemorar a vitória antes que ela chegue. Em Romanos 8.31 lemos que "Em todas estas coisas somos mais do que vencedores por aqule que nos amou".
Enquanto os levitas louvavam a Deus, Ele estava trabalhando para dar a vitória ao povo de Josafá. Deus colocou emboscadas entre os inimigos de forma que eles começaram a atacar uns aos outros. Quando Josafá percebeu, a vitória já estava concretizada. Restava apenas recolher os despojos que eram muitos. Também pudera, era uma grande multidão.
Ao final da mensagem as pessoas foram convidadas a irem à frente receber a oração da fé.

Estou até agora impactado pelo que Deus realizou neste culto. Vimos Deus agir de uma forma muito impressionante. Muitas pessoas foram renovadas, outros choravam.

Convido você a exercitar na sua vida estes mesmo passos que Josafá adotou para a vitória (veja em negrito no texto).
Não perca a chance de ver Deus agir na sua vida para derrotar todos os seus inimigos.
Confie em Deus. Permita que Deus possa trabalhar na sua vida para vencer os inimigos com os quais você não consegue lidar.
Faça parte de um exército que jamais perde uma batalha porque sabem que o segredo da vitória é louvar a Deus em meio às lutas.

Abraço

Pr Helio Morais

2 comentários:

  1. Carlito: Sim SinhÔ!rs Homem de Deus, com um talento imcomparável! Foi um culto maravilho...

    Tenho certeza que Deus continuará abençoando nossa Igreja.

    ResponderExcluir
  2. nossa melhor culto eu tenho certeza que o pastor carlito encheu aquele lugar de benção :)
    e depois dessa passagem dele deus vai continuar nos abençoando e e ele cantava demais ><.E a palavra foi maravilhosa sobre josafá.
    DEUS ABENÇOE TODOS

    ResponderExcluir

Que legal receber seu comentário!

.