Naquele dia algo novo iria acontecer porque Jesus iria passar pelo caminho onde estava aquele pobre cego.
Não demorou muito e Bartimeu começou a ouvir o barulho de uma grande multidão que se aproximava. Era a multidão que seguia a Jesus procurando receber algum milagre.
Bartimeu era cego mas não era surdo. Concluo também que era um homem inteligente. Isto porque identificou imediatamente que aquela seria a sua oportunidade de ser curado. Ela já havia ouvido que Jesus Cristo fazia milagres.
Bartimeu então pensa consigo: "A única forma de chamar a atenção deste homem é gritar pelo seu nome". E foi exatamente isto que ele fez. Havia em seu coração a expectativa de que algo maravilhoso e grande pudesse acontecer. Bartimeu reconhecia que aquele homem era a sua esperança. Não a única. Ela ainda podia continuar naquela vida à qual ele já estava acostumado.
Bartimeu então continua gritando. Neste momento aparece alguém que o repreende e pede que ele se cale.
Pessoas deste tipo sempre existiram, aquelas que procuram nos desencorajar para que não alcancemos os nossos objetivos.
O que você pode fazer para chamar a atenção de Jesus? Bartimeu sabia e percebeu que estava funcionando porque incomodou alguém.
Bartimeu clamava pela pessoa certa. Estava ali, bem pertinho, alguém que iria mudar completamente o rumo da sua vida. Alguém que iria mudar para sempre o rumo da sua história.
Agora Bartimeu tinha a esperança de ter um projeto de vida. Agora ele poderia até sonhar em ter uma vida normal (como se a vida após o encontro com Cristo pode ser considerada normal).
E Bartimeu continua gritando. Não poderia nem pensar em desistir num momento tão importante. Talvez pensasse consigo: " Esta é a minha única chance". Já pensou? A única chance? Desistir agora? Não. Bartimeu não desistiu. Continuava gritando.
De repente Jesus Cristo para e resolve dar atenção àquele homem. E vem a tão esperada pergunta: "O que você quer?"
Como assim? Jesus Cristo nem percebeu que eu sou cego? Ela não sabe de tudo? Bartimeu não pensou assim. Ele foi simples e objetivo: "Quero tornar a ver". Era necessário que Bartimeu dissesse o que queria. É assim que funciona: temos que dizer a Jesus o que precisamos. Bartimeu então declara com todas as letras: "Eu quero tornar a ver".
Só isso? Fácil.... Jesus Cristo responde "Vê, a tua fé te salvou".
Pronto. Começava ali uma nova vida para Bartimeu. Ele abriu os olhos e a primeira coisa que enxergou foi o
rosto do Mestre. Mal podia acreditar no que havia acontecido. Jesus Cristo não somente parou e deu-lhe atenção como também atendeu ao seu grande sonho. Só Ele poderia fazer isto.
rosto do Mestre. Mal podia acreditar no que havia acontecido. Jesus Cristo não somente parou e deu-lhe atenção como também atendeu ao seu grande sonho. Só Ele poderia fazer isto.
A Bíblia não mostra detalhes do que aconteceu com Bartimeu a partir de então. Quero crer que a partir daquele momento a vida de Bartimeu era agradecer a Deus porque agora ele podia ver.
Antes vivia desprezado pela sociedade e pelos amigos mas agora era motivo de alegria por ser o protagonista de uma história impressionante.
Bartimeu entrou para a história porque agora podia enxergar. Nada mais importava. Agora ele podia ver. Agora ele podia ter um projeto de vida. Agora ele tinha motivos de sobra para glorificar a Deus.
Isto é um verdadeiro projeto de vida.
Acabou-se o tempo de viver de esmolas. Bartimeu agora tem um novo projeto de vida. Bartimeu deixou até a capa para trás. Acabou-se o tempo de esmolas.
Pr Helio Morais
(Texto baseado na mensagem pregada pelo Pr Henrique Toledo - IEB Vale - Maio/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que legal receber seu comentário!