quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um novo projeto de vida.


Nossa história começa com um homem cego sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Seu nome? Bartimeu. Não tinha muitas alternativas na vida. O melhor que podia fazer era pedir esmolas. Era a única coisa que ele sabia fazer, seu único meio de sobrevivência. Provavelmente Bartimeu já estivesse acostumado com aquele estilo de vida. Aliás, ele já possuía uma capa que seria uma espécie de autorização do governo para pedir esmolas aos que por ele passassem.
Naquele dia algo novo iria acontecer porque Jesus iria passar pelo caminho onde estava aquele pobre cego.
Não demorou muito e Bartimeu começou a ouvir o barulho de uma grande multidão que se aproximava. Era a multidão que seguia a Jesus procurando receber algum milagre.
Bartimeu era cego mas não era surdo. Concluo também que era um homem inteligente. Isto porque identificou imediatamente que aquela seria a sua oportunidade de ser curado. Ela já havia ouvido que Jesus Cristo fazia milagres.
Bartimeu então pensa consigo: "A única forma de chamar a atenção deste homem é gritar pelo seu nome". E foi exatamente isto que ele fez. Havia em seu coração a expectativa de que algo maravilhoso e grande pudesse acontecer. Bartimeu reconhecia que aquele homem era a sua esperança. Não a única. Ela ainda podia continuar naquela vida à qual ele já estava acostumado.
Bartimeu então continua gritando. Neste momento aparece alguém que o repreende e pede que ele se cale.
Pessoas deste tipo sempre existiram, aquelas que procuram nos desencorajar para que não alcancemos os nossos objetivos.
O que você pode fazer para chamar a atenção de Jesus? Bartimeu sabia e percebeu que estava funcionando porque incomodou alguém.
Bartimeu clamava pela pessoa certa. Estava ali, bem pertinho, alguém que iria mudar completamente o rumo da sua vida. Alguém que iria mudar para sempre o rumo da sua história.
Agora Bartimeu tinha a esperança de ter um projeto de vida. Agora ele poderia até sonhar em ter uma vida normal (como se a vida após o encontro com Cristo pode ser considerada normal).
E Bartimeu continua gritando. Não poderia nem pensar em desistir num momento tão importante. Talvez pensasse consigo: " Esta é a minha única chance". Já pensou? A única chance? Desistir agora? Não. Bartimeu não desistiu. Continuava gritando.
De repente Jesus Cristo para e resolve dar atenção àquele homem. E vem a tão esperada pergunta: "O que você quer?"
Como assim? Jesus Cristo nem percebeu que eu sou cego? Ela não sabe de tudo? Bartimeu não pensou assim. Ele foi simples e objetivo: "Quero tornar a ver". Era necessário que Bartimeu dissesse o que queria. É assim que funciona: temos que dizer a Jesus o que precisamos. Bartimeu então declara com todas as letras: "Eu quero tornar a ver".
Só isso? Fácil.... Jesus Cristo responde "Vê, a tua fé te salvou".
Pronto. Começava ali uma nova vida para Bartimeu. Ele abriu os olhos e a primeira coisa que enxergou foi o
rosto do Mestre. Mal podia acreditar no que havia acontecido. Jesus Cristo não somente parou e deu-lhe atenção como também atendeu ao seu grande sonho. Só Ele poderia fazer isto.
A Bíblia não mostra detalhes do que aconteceu com Bartimeu a partir de então. Quero crer que a partir daquele momento a vida de Bartimeu era agradecer a Deus porque agora ele podia ver.
Antes vivia desprezado pela sociedade e pelos amigos mas agora era motivo de alegria por ser o protagonista de uma história impressionante.

Bartimeu entrou para a história porque agora podia enxergar. Nada mais importava. Agora ele podia ver. Agora ele podia ter um projeto de vida. Agora ele tinha motivos de sobra para glorificar a Deus.

Isto é um verdadeiro projeto de vida.

Acabou-se o tempo de viver de esmolas. Bartimeu agora tem um novo projeto de vida. Bartimeu deixou até a capa para trás. Acabou-se o tempo de esmolas.

Pr Helio Morais
(Texto baseado na mensagem pregada pelo Pr Henrique Toledo - IEB Vale - Maio/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que legal receber seu comentário!

.