Manhã de 2ª. feira, chuvosa e gelada. Sampa acordou cedo e o vai e vem do trânsito já estava pesado, às sete da manhã. Abri os jornais e comecei a ler os noticiários: neonazistas atacando com extrema violência os inocentes que transitam pelas ruas; tiroteios sem razão de ser; alguns policiais comprometidos com o crime organizado; facções perigosas; rebeliões, drogas com livre acesso a quem desejar; advogada que planejou a própria morte; matador que topa tudo por dinheiro; políticos que urdem artimanhas e que nos deixam perplexos... E por aí vai caminhando a humanidade tresloucada, sem rumo e perdida.
Deus determinou limites a Adão e Eva. Acontece que não os guardaram e a morte penetrou neste Planeta Terra... Houve homicídio, corrupção do gênero humano, o dilúvio e o extermínio da humanidade, exceto o patriarca Noé e sua pequena família de 8 pessoas. Mais tarde, os homens quiseram celebrizar o próprio nome, e, querendo determinar o próprio destino, construíram a Torre de Babel. Também aqueles não guardaram os limites e Deus precisou intervir novamente, confundindo as línguas. Os homens de Sodoma e Gomorra não guardaram os limites e embrenharam-se pelo caminho do homossexualismo, na desvairada carnalidade, chegando ao ponto de arderem de desejos pelos anjos, enviados de Deus. O Senhor Todo Poderoso destruiu as 2 cidades mandando do céu fogo e enxofre. A mulher de Ló não guardou o limite determinado e foi transformada numa estátua de sal. Percebe como LIMITES, são necessários e muito importantes para Deus e para o próprio homem?
Pergunto-me por que os homens têm tanta dificuldade em guardar os limites e governos? Por que a criança, desde tenra idade, se rebela contra toda e qualquer disciplina? Por que a força desbragada do egoísmo e do orgulho humano tem prevalecido na maioria das vezes?
A alma humana é desprovida do senso do limite, porque o pecado e a violência instalaram-se irremediavelmente em sua natureza. A educação moderna desprezou os limites e a própria ciência está ilimitada no seu saber. Decididamente, multiplicou-se mesmo a iniquidade, por isso o amor de muitos se esfriou. Hoje, se observarmos os últimos acontecimentos, marcados por MARCHAS escandalosas, compreendemos que nada mudou. A Avenida Paulista tem sido palco de espetáculos semelhantes aos de Sodoma e Gomorra; nos morros do Rio de Janeiro e em alguns redutos das inúmeras favelas paulistanas, a corrupção, o crime e a violência não deixam nada a dever aos tempos idos do Dilúvio e de Babel, tempos aqueles, que suscitaram a ira e a intervenção do Senhor. Deus está calado? NÃO!!! Acontece que o Senhor é tardio em ira-se e grande em misericórdia e fidelidade, Ele guarda a misericórdia até a milésima geração, é longânimo, clemente e compassivo; Ele é pronto para perdoar, ainda que não inocente o culpado! Êxodo 34: 6-9.
A Palavra de Deus exibe normas de conduta e regras de fé importantíssimas que foram escritas pela mão do Senhor Deus para sermos felizes e seguros neste mundo de aflições. Elas nos ensinam a guardar os nossos limites para a nossa própria felicidade e paz. O Espírito do Senhor nos guia à toda verdade e nos leva a ter um quebrantamento de espírito, que é louvável diante de Deus. Por isso, os limites são marcos de proteção para o nosso ser. O Profeta Jeremias entendeu perfeitamente estas coisas, por isso determinou a Israel:
Igreja do Senhor, aprenda a guardar os seus limites!!! Deus é um Trino Deus que até mesmo para Si próprio colocou limites: o Filho obedeceu o Pai até as últimas consequências, até a morte de Cruz! O Espírito Santo esperou até ser derramado na hora determinada por Deus.
Que ninguém caia na tentação de remover os limites de Deus, estabelecidos por Sua própria Palavra. Jó declarou: “Há os que removem os limites, roubam os rebanhos e os apascentam; levam do órfão o jumento e da viúva tomam-lhe o boi”...Jó 24:2.
Este é um claro exemplo que se aplica a muitas outras situações do nosso cotidiano, que demonstram o egoísmo, a frieza, a violência, a injustiça que, tão lamentavelmente, habita no coração do homem mortal.
Pense nisso!
Pra. Aline Castejón Mattar
Palavra maravilhosa pastora!
ResponderExcluirrealmente foi uma perspectiva diferente da nossa realidade que contrasta com todos os ensinamentos bíblicos! aprendi com essa palavra que impor limites é construir uma barreira de contenção pra no "carne".