quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Como transformar problemas em desafios.

Eu aprendi que ninguém gosta de problemas. Ainda não encontrei ninguém que tenha dito estar feliz por atravessar problemas. Entretanto já conheci pessoas que eram motivadas por desafios. Superar desafios é realmente algo motivador.
Mas, você sabe qual a diferença entre problema e desafio? Quando procuramos pela definição das duas palavras, em alguns momentos temos a impressão de se tratar da mesma coisa. Na prática, eu poderia arriscar que as duas representam o mesmo tipo de situação. Então, como devemos entender o fato de que ninguém gosta de problemas mas alguns são movidos e motivados pelos desafios? faz algum sentido o título desta reflexão "Como transformar problemas em desafios", se ambas representam a mesma situação?
Aí é que está o segredo.
A diferença não está na origem da palavra ou no seu significado e sim na atitude que temos diante das circustâncias.
Então aí vai a receita de "Como transformar problemas em desafios":

1) Não ter medo de encarar as situações que nos aparecem todos os dias
É importante enfrentarmos as circunstâncias sem medo. Observe que no texto que lemos, os discípulos estavam apavorados por pensarem que Jesus era um fantasma! Algumas vezes, em vários lugares, perguntei à platéia quem acreditava em fantasmas. Não encontrei ninguém. Entretanto a narrativa Bíblica nos ostra com muita clareza que todos os que estavam no barco ficaram apavorados diante da possibilidade de se encontrarem com o fantasma.

2) Procurar uma porta de escape em meio às dificuldades
Pedro olhou fixamente para as ondas e viu que era Jesus quem estava andando por sobre as águas. É verdade que ele ficou na dúvida mas tratou logo de fazer um teste.
"Se é realmente o Senhor, deixe-me ir encontrar contigo sobre as águas", propôs. É importante procurarmos por uma solução viável e concreta, mesmo quando ainda estamos em meio às tempestades da vida. Existem pessoas que nunca vão conseguir enxergar uma saída porque estão com os olhos fixos nos problemas e nunca focam na solução. Pessoas que sempre vão ficar mirando na tempestade e nunca vão conseguir perceber que Jesus está caminhando acima dela.

3) Aprender a transformar dificuldades em conquistas
Todas as vezes que somos expostos à situações de dificuldade temos uma oportunidade de vencer alguma etapa. Aí, o grande segredo é comemorar cada conquista, vibrar com cada avanço por menor que ele seja, enxergar que os nossos sonhos nos movem para a frente. Quando olhamos para os problemas somente enxergamos problemas. Mas, quando focamos na vitória temos energia para enfrentar os desafios de cada dia.
Devemos deixar de valorizar os problemas e focar na estratégia para vencer cada desafio.
Finalmente, quando você sentir que suas forças estão chegando ao final ou que as suas esperanças não são suficientes pra manter você vivo, lembre-se: não importa a situação, Deus estará sempre ao nosso lado. O Seu braço forte é poderoso para nos ajudar em qualquer circunstância. Basta que você levante os olhos e contemple o Senhor em meio à tempestade.


Deus abençoe você.

Pr Helio Morais



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que legal receber seu comentário!

.