segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Festa de Aniversário 2 Anos da IEB Vale.

Não haveria outra forma de começar esta reportagem a não ser agradecendo a Deus pelo privilégio de poder comemorar os 2 anos de inauguração da IEB Vale. Foram dias nos quais Deus resolver nos surpreender com bênçãos que jamais poderíamos imaginar. Momentos de fazer reflexões sobre tudo o que aconteceu nestes 2 anos, as lutas que enfrentamos, os desafios que vencemos, as vezes que sorrimos , as vezes que choramos, quando nos sentimos fracos ou nos sentimos fortes. Vimos por diversas vezes o inimigo se levantar de forma impressionante, as tempestades se levantaram de tal forma que pensamos que o barco iria afundar. Muitos foram os inimigos da obra que apareceram durante este tempo. Alguns até pareciam que estavam interessados em ajudar mas que no fim eram "lobos disfarçados de ovelhas". Isto não deveria nos causar espanto já que os relatos Bíblicos sempre nos alertam a respeito disto. Vale ressaltar ainda que apareceu também aquele famoso trio que conhecemos tanto. Sabem de quem estou falando? Sambalate, Tobias e Gesém. Isto mesmo, homens que tentaram de todas as formas impedir que Neemias cumprisse a missão que Deus havia lhe designado, que era reconstruir os muros da cidade de Jerusalém. Mas não fique triste por isto, estou contanto isto apenas para dizer que tudo isto foi superado e continuamos fazendo a obra. A promessa de Deus é de que "as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Cristo" ((Mt 16.18). Aí nos vem uma pergunta: a que conclusão chegamos depois de tudo isto? A resposta é bastante simples: a mesma conclusão a que chegou o Profeta Samuel em Mizpá... "Até aqui nos ajudou o Senhor" (I Sm 7.12). Quando refletimos sobre isto conseguimos identificar claramente quantos foram os livramentos de Deus que tivemos durante este tempo. Aí sim, temos motivos de sobra para agradecer a Deus, para louvar o seu nome em todo o tempo. Vou tentar resumir o que aconteceu nesta festa para que você, nosso leitor possa ser informado de tudo o que aconteceu aqui por estes dias. 

Culto de Abertura - Sexta Feira (23 de Setembro de 2011) 

A igreja estava linda depois de receber a nova pintura que foi especialmente escolhida para comemorar esta data tão importante. Aos poucos as pessoas iam chegando, cada uma mais bonita que a outra. Aliás era uma festa. A alegria estava estampada no rosto de cada um que chegava. Foi uma surpresa contar com a casa cheia em um dia de Sexta Feira, alguns até faltaram na faculdade ou na escola para participarem da festa. Teve até quem enfrentou 3 horas de trânsito na estrada para vir ao culto. Estou falando do Pb Antonio Carlos, Ana Paula, Núbia e Roberta que vieram da IEB SP para comemorar conosco. A equipe de louvor e os músicos fizeram a abertura da festa com louvores que tocaram o nosso coração. Tudo estava muito lindo. Além de tudo isto, tivemos a presença da Pra Alvani Tauchen (IEB União) que abriu mão de ficar ao lado do Pr Osmar Tauchen no hospital para vir pregar no culto. Preciso falar disto! Estávamos um tanto preocupados porque Pr Osmar esteve muito próximo da morte, os médicos não acreditavam que ele sobreviveria à uma meningite bacteriana tão devastadora. Não vou tecer os detalhes, mas o que alegra o nosso coração é saber que Deus ouve as nossas orações e ainda tem poder de fazer milagres. Na Quinta Feira quando o visitei no hospital ele me disse: "Pra Alvani vai estar com vocês no culto e agradecer a Deus pelo milagre na minha vida". Dito e feito: lá estava ela, guerreira, decidida, mulher de Deus, agradecendo a Deus pelo grande milagre. Foi um culto muito marcante. A mensagem foi baseada na história dos moabitas, amonitase moradores das Montanhas de Seir que se juntaram para enfrentar o Rei Jeosafá no Vale de En-Gedi (II Cr 20.1-30). Jamais vou poder me esquecer de tudo o que aconteceu neste culto. 

Sábado - (24 de Setembro de 2011) 

Logo pela manhã, a Van que nos levaria para o culto na chácara já estava nos aguardando em frente à igreja. Era um dia que reservamos para fazer o batismo e uma tarde de lazer com os jovens da igreja. Assim que chegamos tivemos um culto de louvor marcado pela presença de Deus e um clima de liberdade inesquecível. Vimos muitos jovens serem renovados e chorarem de alegria. Ainda tivemos um almoço muito especial preparado pelas irmãs que não pouparam esforços e prepararam um churrasco temperado com muito amor e carinho. O culto de Sábado foi um grande presente de Deus para mim, foi uma confirmação clara de como Deus trabalha para realizar o desejo do nosso coração. Fiquei imensamente feliz por ver o louvor da igreja ser ministrado por uma quantidade muito grande de músicos. Todos amigos, pessoas que tocavam por amor, fazendo revezamento nos instrumentos e cantando louvores que tocaram o nosso coração. Uma verdadeira demonstração de união, parceria e amizade. A mensagem foi pregada pelo Pr Marcelo Mendes, um grande amigo que aprendemos amar incondicionalmente. Foi uma alegria receber todo a família do Pr Marcelo que veio nos presentear com um sorriso tão marcante. O tema da mensagem foi sobre a liberdade que temos para fazer as nossas escolhas. Pr Marcelo foi imensamente usado por Deus para ministrar uma palavra de alerta sobre as escolhas que fazemos em nossa vida e as consequências envolvidas em cada uma delas. Ainda tivemos uma  apresentação do Grupo Celebrarte que teve a participação especial da Amanda Pereira. Foi muito emocionante ver as meninas dançarem com muita unção e alegria.

Culto de Encerramento - Domingo (25 de Setembro de 2011) 


A expectativa era grande para o culto de encerramento no Domingo. A cada minuto que se passava o coração batia mais forte. Era o dia em que iríamos receber os nosso queridos Pastores Jamil Mattar de Oliveira e Pra Aline Castejon Mattar, os fundadores da igreja. Nem parecia ser verdade, tive que conter a minha emoção por diversas vezes quando pensava nisto. Enfim, já no final da tarde quando tocou o meu telefone quase não acreditei. Era o Pr Jamil informando que estava a caminho mas que chegaria um pouco depois do horário combinado devido à um congestionamento na estrada. Coisas que acontecem. A esta altura não importava mais nada, uma grande alegria invadiu meu coração por ouvir a voz do Pr Jamil. Após uma oração que pareceu "abrir os céus", a equipe de louvor e os músicos fizeram a abertura do culto de forma brilhante. Tenho novamente que parabenizar a equipe de louvor e os músicos por proporcionarem a nós estes momentos de alegria inenarráveis. A programação do culto foi então transferida à Pra Aline que nos transmitiu uma palavra profética baseada na história de "Gideão e os trezentos homens". Uma confirmação das promessas de Deus para a igreja. Ainda ouço soar aos meus ouvidos as palavras da Pra Aline: "É hora de tocar a trombeta. Devemos fazer como os "trezentos de Gideão" que quebraram os cântaros para que as tochas que estavam ocultas aparecessem. É hora de gritar porque Deus já nos tem dado a vitória". Agradeço a Deus pela vida da Pra Aline por tamanha sensibilidade e carinho demonstrado à IEB Vale. O encerramento do culto foi feito com uma palavra ministrada pelo Pr Jamil que demonstrou, como sempre, uma grande disposição e uma palavra de otimismo e fé. Fomos envolvidos por uma alegria muito grande quando o Pr Jamil leu o Salmo 84. Foi um momento muito especial. Tivemos ainda alguns testemunhos que demonstraram como Deus tem sido bondoso e fiel em todas as suas promessas e palavras. Por fim, como uma demonstração de que a obra de Deus não para, e uma confirmação do tema desta festa "É tempo de avançar", foi uma alegria ver o Pr Jamil consagrar o mais novo Presbítero da IEB, irmão Alex Rocha. Uma grande alegria foi demonstrada pela igreja como apoio a um ministério que já está aprovado há muito tempo. Como a benção de Deus sempre é completa, também consagramos a irmã Rosemeire Silva à diaconisa da igreja. Fiquei muito emocionado por ver a alegria e satisfação demonstrada pela Rose durante a sua consagração. Tenho que parar por aqui para não me estender muito mais. Jamais conseguiria descrever o que aconteceu nestes dias. Somente a eternidade poderá revelar a grandiosidade do que Deus fez na IEB Vale neste fim de semana. Bom, dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Então, veja o Álbum de Fotos especialmente preparado para que este dia fique para sempre registrado no nosso coração e na nossa memória. 

Deus abençoe a todos. 

Abraço 

Pr Helio Morais

Nossos agradecimentos especiais ao Pr Shakespeare Carvalho e Eliel pela disposição em nos ajudar. 

2 comentários:

  1. a festa da nossa igreja foi benção mesmo e ja estou com saudades dos cultos maravilhosos te tivemos mas sei que as bençãos não vão parar por aqui muitas ainda estao por vir ...DC. Rosy rsrs

    ResponderExcluir
  2. Hummm ainda tenho na minha memória os dias de festaa...Mas quer saber...pra mim todo dia é dia de comemorar!!! Todo culto é uma festa!!! Um grande banquete que DEUS nos prepara!!!!A mesa sempre posta...e com comida de qualidade excelente!!!
    Repito: sou FELIZ na IEB Vale....Ohh Glória!!!!!
    Parabéns familia IEB!!!!!
    Tia Clarice.

    ResponderExcluir

Que legal receber seu comentário!

.