quarta-feira, 8 de junho de 2011

Preparados para enfrentar desafios

Quando lemos a parábola das 10 virgens (Mt 25. 1-13), muitas vezes passamos despercebidos por alguns detalhes importantíssimos que afetam o nosso dia a dia.
O relato bíblico nos mostra 10 mulheres que estavam aguardando o mesmo evento: a chegada do noivo para o casamento.
O que havia de comum entre elas era a condição exigida para participarem do casamento, ou seja, todas elas eram virgens e estavam devidamente preparadas com as lamparinas requeridas para a caminhada.
Entretanto havia uma diferença crucial entre elas: 5 eram prudentes e 5 eram insensatas. As 5 prudentes tinham uma reserva adicional de azeite para as suas lamparinas.
Tudo seria perfeito se não fosse um atraso na chegada do noivo. Todas elas foram afetadas por este imprevisto e tiveram a mesma reação: foram dormir.
À meia noite ouviu-se um clamor “Aí vem o esposo. Saí-lhe ao encontro” (Mt 25.6).
Neste exato momento a diferença entre elas ficou evidente. Cinco delas estavam preparadas inclusive para enfrentar o imprevisto do atraso do noivo.
Daí extraímos algumas lições importantes para a nossa vida:
1) Imprevistos acontecem

Quantas vezes somos surpreendidos por acontecimentos que fogem ao nosso controle?
Quantos fatos ocorrem durante a nossa vida que nos obrigam a mudar completamente o rumo das nossas decisões?
Uma coisa devemos ter em mente: os imprevistos fazem parte da caminhada e, mais cedo ou mais tarde, vamos ter que enfrentá-los.

2) Só consegue superar as dificuldades quem possui algum diferencial
Os problemas atingem a qualquer um e não temos como evitá-los. Lembramos que Jesus nunca nos prometeu uma vida livre de problemas. No Livro de João lemos que “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33)


3) A vida é implacável com os despreparados.
Se prepare para o dia mal. Nunca espere a tempestade chegar para se proteger. Tenha em mente que você precisa manter uma vida regular de oração para que quando a luta chegar, você possa enfrentá-la.
A Bíblia nos ensina que “Se te mostrares frouxo, no dia da angústia a tua força será pequena” (Pv 24.10) Não se engane, a vida é implacável com os desavisados. Nem todas as situações vão permitir a você uma nova chance. Talvez você tenha apenas uma chance. Esteja preparado para enfrentar os desafios.
Grande Abraço,
Pr. Helio Morais

22 comentários:

  1. Que possamos ter esse diferencial para enfrentar as dificuldades! Que possamos sempre ter bom animo mesmo em meio a tantas adversidades!

    Mensagem maravilhosa..!! =)
    Eu sou IEB s2

    ResponderExcluir
  2. Maravilha ! Que a gente possa nao somente ler mas tambem praticar e a coisa mais importante devemos ficar preparaodos ! Nao é facil fazer a diferença ! Ieb Vale a melhor ! =)

    ResponderExcluir
  3. muito bonita a frase, que deus abençoe todos
    amem !!!

    ResponderExcluir
  4. é meus que deus abençeo tdos e que possomos
    ta pronto para efrentar qualquer dificuldade ou desafios eu nossas vidas e possamos praticar
    e é isso abraços para todos e um beijoos
    ieb melhor igreja =) =) c2

    ResponderExcluir
  5. vou me preparar por que quero passar todas as dificuldades e tempestades antes de chegar quero esta firme e forte vamos fazer a diferença

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. isspp ae .. quero sempre estar preparada , e enfrentar a luta junto com vces , pq eu creio qui a vitoria e nossa *-*
    amo vcês IEB VALE S2

    ResponderExcluir
  8. é isso aí !
    devemos estar sempre preparados ...
    que Deus continue nos abençoando :D

    ResponderExcluir
  9. Améem!Jaa estoou preparadoo :D'

    ResponderExcluir
  10. Pastor a cada dia que passa e um dia amais, de lutas, fracassos mas tambem vitorias por isso que devemos estar sempre no caminho do senhor ,que assim teremos forças para as tempestades ,sou feliz sou IEB ...BJ
    tia TETE..

    ResponderExcluir
  11. Débora Aguiar - IEB SP3 de setembro de 2010 às 10:16

    Vale ressaltar que eram 10 virgens, sinônimo de santidade, mas faltava o diferencial na vida delas o óleo (azeite) que é símbolo do ES...
    Cuidado em se autodenominar Santo,fazer sacrifícios que não valem a Deus, temos que ser vigilantes e sóbrios, não deixar que a soberba nos engane e nos torne virgens insensatas...o que Ele quer de nós é que sejamos sensíveis ao ES e com isso ficaremos prontos ao chamado do NOIVO!

    Eu quero sempre estar pronta!!!!

    Deus abençoe vcs!!!!

    ResponderExcluir
  12. E aí meu querido amigo...Lí essa sua mensagem com muito "cuidado"...obrigadoo!!!
    Confesso-lhe que,não gosto muito de imprevistos e já me peguei por diversas vezes revoltada pelas mudanças que tenho enfrentado em minha vida... Mas hoje, percebo em mim uma outra mulher...uma NOVA CHANCE, e essa passagem das 10 virgens fala profundamente em meu coração, sei que é bíblico as afliçoes dessa vida e me apego a isto: ACREDITAR que nosso querido JESUS está comigo!!!!(e o melhor: Pelejando por mim!)
    E graças a pessoas maravilhosamente usadas por DEUS, também acredito que tenho um diferencial!Acredito sim: que sou VALENTE, afinal cheguei até aqui!!!(HOJE sei quem luta por mim!) E o melhor disso tudo é que, hoje eu sei bem direitinho qual é o meu alvo...e por nada desse mundo e nem por ninguém mais me desviarei do meu foco!!! Estou e quero cada vez mais estar sensível ao Espírito Santo de Deus..SEMPRE! Amém!!!
    Posso deixar uma reflexão pra você? "Jó...muitos ajudou!"
    Um grande abraço,
    Clarice.

    ResponderExcluir
  13. Ahh falando em pessoas maravilhosamente usadas por DEUS você é uma dessas!!!
    Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  14. Amém....Vou estar preparado, Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  15. obrigada, Senhor !
    por ter utilizado se servo para nos ministrar a Sua palavra!
    que culto abençoado!
    Samira

    ResponderExcluir
  16. Meu amado amigo e irmão, parabéns pela mensagem. Às vezes esquecemos dos detalhes, e esses são fundamentais em nossa vida. É preciso estar preparado para os imprevistos, pois eles acontecem alheios a nossa vontade. Que Deus continue te abençoando a cada dia e que nunca falte o óleo sobre tua cabeça.

    ResponderExcluir
  17. Linda mensagen pastor Hélio, é de mensagens assim que nós estamos precisando, mensagens que falam o que precisamos ouvir, e não o que queremos ouvir.
    Mensagens que edificam.
    Deus não prometeu vida mansa pra ninguem aqui na terra, então devemos estar preparados para os dias maus. Que Deus lhe abençoe pastor, um grande abraço.


    Edileusa.

    ResponderExcluir
  18. e isso ai
    que posamos estar preparados
    sempre nas horas boas e nas horas ma sempre com a certeza que deus esta do nosso lado

    ALex

    ResponderExcluir
  19. Esta palavra me edificou!!

    Sei que com Jesus posso ser melhor sempre, basta querer!!
    Nossas escolhas sao o nosso reflexo!!

    Erika

    ResponderExcluir
  20. Muito boa a sua página,continuem sempre,pois estamos precisando de um pouco de luz,para iluminar as nossas esperanças e fé.Nando.

    ResponderExcluir

Que legal receber seu comentário!

.