quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Inauguração IEB Entre Rios – BA (Outubro/2010)


Somente a eternidade poderá revelar o que aconteceu neste fim de semana na cidade de Entre Rios – BA.
Era quase impossível conter a ansiedade enquanto aguardávamos a hora marcada para irmos ao aeroporto.
Marcamos de nos encontrar no aeroporto de Cumbica (Guarulhos).
O grupo da IEB Vale (São José dos Campos) chegou na hora prevista. Entretanto, como já era de se esperar, o trânsito de São Paulo impediu que o grupo da IEB SP chegasse ao aeroporto em tempo de embarcar no vôo programado. Conclusão: metade do pessoal embarcou e ficou esperando no aeroporto de Salvador.
Era só alegria.... eu, particularmente fiquei muito feliz ao chegar no aeroporto de Salvador e saber que alguns amigos estavam me esperando. Não posso deixar de mencionar aqui o meu amigo Jaiminho que mora na Bahia e viajou quase 150 Km para nos ver.
As meninas do Celebrarte aproveitaram para gravar um clipe no saguão do aeroporto. Brilhante idéia!
Enfim, quase às 2 horas da manhã, chega o grupo da IEB SP. Pronto, a alegria foi completa.
Depois de quase 3 horas de viagem de ônibus chegamos à cidade de Entre Rios. Todos estavam muito cansados e foram dormir. Às 8 horas da manhã estavam todos de pé para o café da manhã e um passeio pela cidade.
Visitamos os principais pontos da cidade e fomos à feira tomar água de côco e fazer as compras. De repente fomos surpreendidos por um carro de som que circulava pela cidade anunciando a inauguração da igreja que aconteceria em algumas horas. Foi emocionante ouvir o nosso nome anunciado nas ruas da cidade.... nos sentimos importantes.
Chegou então a hora do almoço. Dizem que os detalhes é que fazem a diferença. Verdade.... o tempero baiano provou porque é tão famoso.
A mesa estava linda. Tudo preparado com muito carinho. A comida estava impressionante. Todos ficaram admirados. Inacreditável... estava ali na mesa uma das refeições mais saborosas que já experimentei.
Por ser filho de baianos, eu que pensei que sabia tudo de comida baiana.
As surpresas entretanto não pararam por aí. Fomos conhecer o salão onde seria inaugurada a IEB Entre Rios. Todos ficaram encantados com o carinho e cuidado com que tudo foi montado, o som, a decoração, os instrumentos musicais, a fachada, tudo muito encantador.
A expectativa era muito grande, a ansiedade somente aumentava à medida que se aproximava o momento da inauguração.
À tarde, a equipe de louvor e músicos começaram a se preparar para a apresentação. Passamos o som, colocamos os instrumentos em ordem, escolhemos o repertório, etc.
Depois de acertamos os últimos detalhes para a grande festa, fomos à pousada para tomar um banho e nos preparar para o culto.
Enfim, no final da tarde foi uma nostalgia impressionante.
Uma caminhada de 20 minutos nas ruas da cidade rumo à igreja. Foi lindo aquele montão de gente em um fim de tarde tão maravilhoso caminhando para a igreja. Jamais vou me esquecer.... foi uma experiência marcante.
Chegamos então à igreja. Tudo certo para a festa de inauguração da mais nova IEB. Aos poucos as pessoas foram chegando e, quando menos percebemos uma multidão já tomava conta da rua da igreja.
Antes de entrar fizemos uma oração em frente à igreja. Os pastores e presbíteros fizeram uma primeira fila, seguidos pelos levitas e logo atrás estavam os irmãos.
O culto iniciou-se em clima de festa. Logo no início, a alegria foi geral quando ouvimos o pronunciamento do Pr Jamil (por telefone). Como sempre, Pr Jamil foi muito feliz em suas palavras.
Fizemos uma oração repetindo as palavras do nosso Pastor. Não tenho como expressar a alegria estampada no rosto dos irmãos neste momento.
Logo em seguida fizemos a consagração do Pb José de Souza Gonçalves. Este seria, a partir de então, o mais novo pastor da IEB. Foi uma consagração marcada pela presença de Deus e manifestação do Espírito Santo na igreja. O ambiente foi tomado pelo Espírito Santo. A alegria era contagiante. Foi uma consagração muito linda.
Jamais vou me esquecer daquele culto.

As meninas do Grupo Celebrarte estavam lindas e fizeram uma apresentação brilhante. Todos ficaram extasiados durante a apresentação.
Do lado de fora da igreja, a rua parou para acompanhar as meninas pelo telão montado na calçada.
Não tenho como descrever o que aconteceu durante o culto.... um clima sobrenatural tomou conta do ambiente. Muitas pessoas choravam e falavam em línguas estranhas durante as apresentações.
Na hora da mensagem, baseado no texto de II Cr 6, aprendemos que “os grande planos de Deus nascem no coração dos homens”. Isto se referindo ao sonho de Davi em edificar um templo para adorar a Deus.
No final, após uma oração, a glória de Deus invadiu o lugar.

No domingo foram realizados 3 cultos. Uma manhã de louvor seguido por um evangelismo nas ruas próximas à igreja, um culto no Ginásio de Esportes da cidade à tarde e um culto à noite na igreja.
Não tenho como deixar de falar do evangelismo.
Comprovamos na prática a famosa hospitalidade do povo baiano.
Visitamos muitas casas onde fomos recebidos de forma muito calorosa, oramos por enfermos, pregamos a palavra e fizemos o convite para que as pessoas estivessem na igreja para assistir ao culto.
Foi uma alegria vermos as pessoas aceitarem a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas durante nossas visitas. Era emocionante ver os jovens em turmas fazendo a obra de Deus. Há muito tempo não via isto.
O clima de festa se repetiu no culto de domingo à noite. Novamente vimos várias pessoas aceitarem a Jesus como Senhor e Salvador.
“No último dia, o grande dia da festa”, vimos a glória de Deus de uma forma muito particular. Novamente a igreja estava lotada. O clima não era de despedida; era clima de festa, de satisfação do dever cumprido.
A presença de Deus era marcante durante o culto. Os louvores foram inspirados por Deus. As meninas do Celebrarte novamente foram brilhantes.
O Grupo “Ministração” (Conceição de Feira - BA) fizeram uma apresentação impecável.



Pr Cido (Assembléia de Deus – São José dos Campos) foi extremante usado por Deus durante a sua apresentação. Cantou 3 louvores que tocaram o coração das pessoas de forma muito profunda.
Chegou o momento do louvor... jamais vou conseguir descrever o que aconteceu. Não sei se a igreja subiu ou se o céu desceu, apenas sei que o clima de adoração era algo impressionante.
Na hora da mensagem, a igreja já estava preparada. Todos estavam ansiosos para ouvir o que Deus haveria de falar durante a mensagem.
Baseado no texto de Mc 5.25-34, aprendemos o caminho para recebermos o milagre de Deus.
Acreditar que Jesus pode curar .
No evangelho de Marcos lemos que a mulher que sofria a 12 anos de uma hemorragia incurável ouviu falar a respeito de Jesus e “afirmou em seu coração: se tão somente tocar nas suas vestes serei curada.”
  • Vencer os obstáculos
Apesar de sua limitação física, ela venceu a grande multidão que cercava a Jesus Cristo. Aí me veio à mente uma reflexão: quantos são aqueles que desistem diante do primeiro obstáculo? Não querem esperar o tempo necessário e desistem no meio do caminho?

  • Ter uma atitude de iniciativa
Não bastava vencer a multidão, era necessário tocar nas vestes do Mestre. Foi exatamente isto que ela fez. Posso imaginar que não deve ter sido fácil, era necessário coragem.
Você pode imaginar quantas bênçãos perdemos por não tomarmos posse?

  • Declarar o milagre diante de todos
Enfim, quando Jesus pergunta “quem me tocou?”, a mulher amedrontada declara: “fui eu Senhor”.
“E Jesus lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal” (V. 34).

Novamente não tenho como descrever o que Deus fez deste momento em diante.
A comoção era geral. O Espírito Santo havia tomado conta da igreja e vimos muitas pessoas chorando, falando línguas estranhas, glorificando a Deus. Um culto verdadeiramente pentecostal.
Vimos o agir de Deus de forma muito especial.
Ao final assistimos à um vídeo preparado pela Gisele Nascimento, resultado do trabalho dos nossos fotógrafos Eugenio Cesar e Sidney Santos. Foi emocionante.
As palavras de agradecimento do Pr José de Souza e da sua esposa, irmã Cleonice foi algo inesquecível. Nos sentimos honrados com tamanha expressão de gratidão a Deus e aos irmãos que fizeram parte de um momento tão importante da igreja na cidade de Entre Rios.
Estava implantada ali, na cidade de Entre Rios mais uma igreja com visão de Reino. Fiquei muito feliz por isto.
Enfim, estamos de volta! Motivados como sempre, felizes como nunca. Deus pode contar conosco para realizar seus grandes projetos.
Aproveito o momento para agradecer ao Pr Jamil Mattar de Oliveira, Pra Aline Castejon e Pr Luis Cesar pela confinça depositada em mim para realização deste trabalho.
Um agradecimento especial ao Pr Cido e aos Presbíteros Antonio Carlos e Manuel Gonçalves pela demonstração de carinho e amizade.
Às meninas do Grupo Celebrarte. Vocês são demais. Vocês são um grande presente de Deus para o meu ministério.
À minha esposa Diná por cuidar de mim de forma tão carinhosa, por cumprir de forma tão brilhante o seu ministério.
Agradeço a todos os irmãos que fizeram esta viagem conosco. Meu pedido é que Deus nos conceda muitas outras oportunidades de viajarmos juntos para fazer a sua obra.

Amo cada um de vocês.

Deus abençoe a todos.

Abraço.


Pr Helio Morais

Um comentário:

  1. Glórias a DEUS!!! É muito bonito ver o poder de DEUS atuando e atravessando fronteiras, percebemos que realmente pertencemos ao mesmo corpo o corpo de CRISTO.
    Que o trabalhar do ESPIRUTO SANTO continue em seus corações!
    Um forte a braço do irmão Enoch!
    ADNipo SJC

    ResponderExcluir

Que legal receber seu comentário!

.