quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Como transformar bênção em maldição.

Parece estranho, não é?
Na teoria parece estranho mas na prática às vezes é exatamente o que estamos fazendo: transformando bênçãos em maldição.
Para que possamos entender melhor a afirmação acima vamos tomar como base um texto bíblico bastante conhecido.
Quando morreu o Rei Naás, Rei dos amonitas, Daví enviou mensageiros para falarem com Hanum afim de consolá-lo e ajudá-lo já que Naás havia sido amigo de Daví.
Era uma forma de agradecimento por parte de Daví porque o mesmo havia usado de benevolência para com ele.
Quando os servos de Davi chegarm, os conselheiros de Hanum disseram:
"Pensas porventura, que foi para honrar teu pai aos teus olhos, que Davi te mandou consoladores? Não vieram seus servos a ti, a esquadrinhar, e a transtornar, e a espiar a terra?" (I Cr 19.3).
Assim decidiu Hanum humilhar aos servos de Davi cortando-lhes metade da barba e cortando a metade da roupa deles.
Foi uma humilhação muito grande para os soldados que haviam sido enviados em missão de paz.
"Quando isso foi informado a Davi, enviou ele mensageiros a encontrá-los, porque estavam aqueles homens sobremaneira envergonhados. " (I Cr 19.5)
Percebeu quantos erros cometidos pelo Rei Hanum? O que deveria ser uma visita cordial e de gratidão transformou-se em uma grande guerra e o prejuízo foi enorme para os amonitas.
Gostaria de convidar você à uma reflexão de como você tem tratado as bênçãos de Deus na sua vida. Conheci muita gente durante a minha vida que estava acostumado a transformar bênção em maldição. Isto mesmo. Quantas vezes vi pessoas murmurarem por não entender os propósitos de Deus e ter rejeitado aprender a lições que deveriam aprender.
Quantas vezes questionamos o "por que" de certas coisas quando na verdade deveríamos questionar "para que".
Pode parecer difícil entender isto mas permita-me compartilhar com você uma experiência pessoal.
Eu atravessei uma fase muito difícil nas minha vida do ponto de vista financeiro. Fiquei desempregado, os meus investimentos fracassaram, as tentativas de abrir uma empresa não foram em frente. Enfim, parecia que tudo o que eu fazia dava errado.
Foram dias de grande dificuldade quando vi as minhas esperanças chegarem quase a zero. Apesar de ser um profissional extremamente respeitado e competente, tudo o que eu havia conquistado havia ido por água abaixo.
Foi quando resolvi fazer uma viagem para espairecer. Embarquei no avião e fui passar um fim de semana em Recife. Ficamos hospedados em um hotel muito simples na Praia da Boa Viagem. À noite, fomos visitar uma igreja. Pensei comigo: "aqui ninguém me conhece e eu vou poder chorar minhas mágoas diante de Deus".
Assim que entrei pelos corredores lotados da Assembléia de Deus em Boa Viagem, vi quando um jovem veio em nossa direção e disse: "Deus manda te dizer que você tem questionado muito o porque das coisas. Você veio ao Recife simplesmente para ouvir que a sua postura deve mudar. A partir de agora questione "para que" estou enfrentando esta situação".
Jamais vou me esquecer desta experiência.
Passei a refletir a respeito da minha vida e do meu ministério. Percebi que mesmo enfrentando tamanha dificuldade na minha vida, Deus ainda se importava comigo.
Mais tarde pude entender o quanto Deus estava trabalhando em meu ministério com aquela experiência de vida. Glória a Deus. Tenho até vontade de chorar quando em lembro desta fase que atravessei. Foram as experiências mais intensa que tive em toda a minha vida. Passei a viver uma vida de dependência total de Deus.
Aprendi a glorificar a Deus nas circunstâncias mais adversas da vida e também a usar o sofrimento como forma de crescimento.
Então aí vão algumas dicas:


  • Não permita que suas limitações te impeçam de avançar
  • Use as suas experiências para seu crescimento pessoal
  • Permita que Deus possa forjar o seu caráter cristão as partir das provas que você atravessa
  • Viva intensamente cada experiência da sua vida com a certeza de que Deus está preparando você para enfrentar desafios maiores
  • Aprenda as lições que a vida lhe oferece como sendo oportunidades únicas
  • Deixe de murmurar e apenas aprenda a louvar a Deus mesmo quando parece que tudp está dando errado.
  • Creia que no final tudo vai dar certo. Se ainda não deu certo é porque não é o final.
  • Se a vida te oferece um limão faça uma limonada.



Lembrei-me de um louvor:



Cada vez que a minha fé é provada,
Tu me dás a chance
De crescer um pouco mais.
As montanhas e vales,
Desertos e mares que atravesso
Me levam pra perto de Ti.
Minhas provações não são
Maiores que o meu Deus
E não vão me impedir de caminhar.
Se diante de mim, não se abrir o mar
Deus vai me fazer andar por sobre as águas
Rompendo em fé,
Minha vida se revestirá do Teu poder
Rompendo em fé,
Com ousadia vou movendo o sobrenatural
Vou lutar e vencer, vou plantar e colher,
A cada dia vou viver Rompendo em fé.

Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul


Composição: Ana & Edson Feitosa






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que legal receber seu comentário!

.