segunda-feira, 28 de março de 2011

IEB comemora 26 anos!

Comemoração especial de 26 anos de fundação foi o evento do fim de semana na IEB SP.


A casa estava lotada. Por lá era possível ver uma grande quantidade de pessoas que vieram de todas as partes para participarem do culto de ações de graças pelos 26 anos de existência da IEB.O culto foi organizado pelos jovens da IEB SP sob liderança do Pr Luiz Cezar e contou com a participação das igrejas em São José dos Campos (IEB Vale e IEB União).A igreja estava toda decorada, tudo muito lindo demonstrando o carinho e alegria dos jovens em uma data tão importante.
Após uma abertura feita com a leitura do Salmo 100, fomos aos louvores. Uma versão atualizada da música do Pr Paulo Brito (Aqui neste lugar de oração) foi a demonstração de que os jovens não estavam brincando. Haviam pensado em todos os detalhes. Pr Jamil e Pra Aline não podiam conter a emoção ao verem o neto, Pedro ministrar o louvor inicial. Irmã Zoé e Pr Cezar nem se fala...
A alegria era grande. O clima de liberdade estava no ar. Os louvores enchiam o templo. Por todos os lados era possível ouvir um barulho de "Glórias a Deus e Aleluias". Era uma melodia que tocava o nosso coração de uma forma muito profunda. Pareciam vozes de anjo. Aprendi que o louvor nos aproxima de Deus. Tivemos o privilégio de nos sentir em um ambiente celestial.... sem nenhum exagero.
Como é bom poder desfrutar de momentos tão sublimes e agradáveis na presença de Deus.
A seguir foi apresentado um vídeo com algumas fotos para mostrar um pouco da História e da trajetória da igreja. Como o tempo passa e a gente nem percebe.... engraçado isso.
O Pr Paulo foi convidado a relatar a sua história de vida e livramento. Foi incrível ouvir o relato da história de um homem que estava se preparando para se matar e foi transformado pela mensagem do evangelho de Cristo. Hoje é um dos pastores e considerado uma das colunas da igreja IEB SP.
Ouvimos um relato da História da igreja sob a ótica de quem conhece muito bem o que estava falando. Pr Cezar lembrou-se dos primeiros cultos, das dificuldades e lutas que enfrentaram no começo da obra, os pioneiros, aqueles que passaram pela IEB e deixaram saudades, outros que simplesmente desapareceram com a mesma velocidade com que apareceram, enfim, relatos de uma história que foram um retrospectiva de uma história de lutas e vitórias.
Fiquei muito emocionado quando Pr Cezar mencionou que em 26 anos de história "as portas da igreja nunca se fecharam. Aqui sempre foi pregada a palavra de Deus com unção e ousadia", disse.
Após a leitura de um texto bíblico em At 2.42-47, Pr Cezar nos transmitiu a mensagem que tinha como título: "As marcas que a igreja precisa ter".

Vou dividir com vocês apenas os tópicos para que esta mensagem fique gravada em nosso coração e em nossa memória.

1) Comprometida com a verdade
Um igreja forte, atrativa, que nasceu sob a marca das escrituras. Fundamentada na palavra de Deus. Uma igreja como o próprio Jesus cristo afirmou: " as portas do inferno não prevalecerão contra ela"

2) Profunda união entre as pessoas
A igreja só pode ser atrativa quando há união entre as pessoas. Demonstração de amor entre os irmãos. Esta é a grande diferença: uma igreja que sabe amar.

3) Excelente reputação aos olhos da sociedade
Uma igreja com testemunho vivo, vida transparente que não tem do que se envergonhar. Uma igreja que vive um verdadeiro testemunho de vida cristã. Uma igreja que não promove escândalos e que veio para fazer a diferença no meio em que vive.

4) Transbordante em alegria
Um sorriso sempre aberto, alegria sempre estampada no rosto dos irmãos. Uma igreja que sabe que os problemas que enfrentam são todos passageiros e que no final é sempre vitória. Como os diz o Salmo 126.3 "Grandes coisas fez no Senhor por nós; por isso estamos alegres".
Neste ponto da mensagem lembro-me muito bem do Pr Cezar dizer muito emocionado: "Tenho orgulho de servir a Deus nesta igreja".

5) Ter fome de Deus
Uma igreja que ama e busca se aprofundar na palavra. Que reconhece que somente através da palavra é possível sobreviver em um mundo tão ingrato e hostil.

6) Cheia do Espírito Santo
Onde o Espírito Santo tem liberdade de agir e é reconhecido como o nosso grande intercessor.

7) Crescimento diário
Uma igreja que, como a igreja primitiva, cresce diariamente, não somente na quantidade de pessoas mas também no conhecimento da palavra e no amor.
Logo após a mensagem foram entoados mais alguns louvores em gratidão a Deus pela palavra ministrada ao nosso coração.
Os pastores foram chamados à frente para receberem um presente como recordação do aniversário da igreja. Foi uma alegria. Os jovens da IEB Vale e da IEB União manifestaram a sua alegria ao verem seus pastores serem homenageados. Fiquei muito feliz com a manifestação dos jovens.
Alguns irmãos também foram homenageados para representar a igreja; Missionária Isabel e irmã Mafalda.
Ao final, Pr Jamil encerrou com um discurso muito alegre e otimista, relatando outros fatos da história da igreja e fazendo menção dos planos para o futuro.
Ouvimos um retrospectiva de sua história que se confunde com a história da IEB e também da cidade de São José dos Campos, cidade onde morou, foi vereador e presidente da Câmara de Vereadores, candidato a prefeito, fundador da Faculdade de Direito e um dos fundadores da Fundação Valeparaibana de Ensino. Ressaltou como Deus o exaltou frente aos inimigos que enfrentou por toda a sua vida.
Comentou a respeito da escolha do local onde foi implantada a igreja e do projeto de comprar os terrenos adjacentes para ampliação das atividades e implantação do Projeto Samaritano na IEB SP.
Mencionou a respeito do sonho ter ter um letreiro muito grande, que pudesse ser visto por todos os que passassem e pelos prédios vizinhos onde poderia ser lido: "Feliz a nação cujo Deus é o Senhor" (Salmos 33.12).
Todos foram surpreendidos quando Pr Jamil anunciou o plano de investimento para as igrejas no Vale do Paraíba.
Ficamos muito felizes quando o Pr Jamil leu o a sentença que havia sido homologada recentemente dando a posse à IEB SP, da última faixa de terreno na Avenida Água Espraiada. Uma vitória esperada por tantos anos.
Uma oração ousada foi feita naquele momento agradecendo a Deus por tão grande vitória e lançando diante de Deus o desejo de comprar os terrenos laterais.
A oração final foi feita pela Pra Aline Castejon que relatou que Deus havia apagado da sua memória todas as dificuldades e lutas vividas em todos estes anos. "Quando penso em tudo o que aconteceu estes anos, lembro-me apenas de momentos de alegria. Minha memória só tem registros de alegria", disse.
Destacou ainda a fidelidade de Deus em todos estes anos e o cuidado de Deus sobre a vida de sua família e da igreja.
Vou fazer minhas as palavras do Pr Cézar.
Tenho muito orgulho de fazer parte da história desta igreja. Foi aqui que Deus abriu as portas para que eu pudesse desenvolver o meu ministério e servir a Deus com liberdade.
Agradeço a Deus pela vida dos nossos pastores, obreiros e irmãos que servem a Deus conosco.
Louvo a Deus pela vida do Pr Jamil Mattar e Aline Castejon que tem sido nosso guia espiritual e tem nos ensinado lições que jamais poderemos esquecer. Amo vocês.

Pr Helio Morais

3 comentários:

  1. Parabéns IEB, pelos 26 anos de existencia! Fico feliz por poder fazer parte de momentos como o de sábado!

    Tenho orgulho de ser IEB e declaro que eu sou o futuro desse ministério! Agradeço a Deus por ter aberto essa porta pra mim e para minha família!

    Valeu! =)

    ResponderExcluir
  2. Legal !!!!!!!!
    Eu queria saber mesmo a idade da igreja.
    Mas parabéns que Deus continue abençoando esse ministério que eu amo mesmo estando longe bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi... você postou um comentário mas não tem o seu nome. Você poderia deixar seu nome e a cidade? Você disse que está longe e ama o ministério. Gostaria de saber quem é você.
    Abraço.
    Pr Helio Morais

    ResponderExcluir

Que legal receber seu comentário!

.