quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Perguntas freqüentes. Você sabe como funciona?

Você já viu nos sites das grandes companhias que existem páginas dedicadas exclusivamente às "perguntas  freqüentes"?
Você sabe porque? Pelo nome já podemos até concluir: são perguntas que todo mundo faz.
A coisa funciona assim: as empresas normalmente registram todas as perguntas em sua base de dados, selecionam aquelas que são mais freqüentes, preparam uma resposta adequada e colocam à disposição dos clientes.
Quando você tem uma dúvida, antes de ligar ou passar um email com a sua pergunta, você faz uma pesquisa na base de perguntas freqüentes e verifica se alguém já não teve a mesma dúvida anteriormente. Normalmente funciona. É só você verificar e a resposta está lá, prontinha esperando por você.
Quando transferimos isto para o campo espiritual a coisa funciona da mesma forma. existe uma base de dados, neste caso a Bíblia onde encontramos grande parte das respostas à perguntas que muitas vezes nos intrigam. Quando consultamos a Bíblia percebemos que grande parte das dúvidas que encontramos em nosso caminho já foram respondidas por Deus.
Às vezes nos deparamos com algumas situações que ficamos parados diante de algum obstáculo sem saber que rumo seguir.
Podemos aqui citar duas situações.
1) A primeira delas é aquela em que já temos uma diretriz, uma ordem ou uma direção determinada. É o caso do que aconteceu com Moisés quando havia recebido a ordem de Deus para partir com o povo do Egito. A Bíblia nos relata que quando chegou diante do Mar Vermelho Moisés ficou desesperado e foi clamar a Deus. Você se lembra o que Deus respondeu? "Porque você está clamando? Diga ao povo que siga em frente." (Ex 14.15)
Entendemos que não havia motivos para preocupação, Deus já havia dado a ordem de seguir pelo caminho do deserto que eles chegariam à terra prometida. Não era para ter dúvida ou questionar, a ordem já havia sido dada.
2) A segunda situação diz respeito ao nosso livre arbítrio, à nossa liberdade de fazer nossas próprias escolhas. Deus nos capacitou com esta faculdade de decidir o que queremos para a nossa vida e escolher aquilo que queremos. Neste caso, a responsabilidade é nossa por qualquer que seja a nossa escolha. Nós temos esta liberdade.
Em ambos os casos não necessitamos perguntar. No primeiro já existe uma diretriz, no segundo podemos tomar as nossas próprias decisões baseadas nos valores que temos para cada situação que nos envolve.
Entretanto, existem aqueles casos em que não temos como decidir por nós mesmo. É neste caso que podemos recorrer ao manual e consultar as páginas de perguntas freqüentes. A Bíblia contém infinitas experiências e relatos que nos dão uma direção muito precisa para tomarmos as nossas  decisões sem ter medo de cometer algum engano.
Você pode perceber que, qualquer que seja a situação, não existe motivos para ficar parado. Nós temos as ferramentas necessárias para tomar decisões por mais arriscadas ou radicais que sejam.
Então vamos lá, concluindo. Há quanto tempo você está esperando por uma resposta de Deus? Será que a sua resposta não está disponível e você nem percebeu? Ou será que você não está questionando alguma diretriz que já foi definida e você não teve coragem de assumir e tomar a decisão que Deus já determinou?
Vamos lá.... não é tempo de ficar parado. Chega de perder tempo com coisas que você já sabe o que fazer. Precisa de algumas dicas? Procure ler a Bíblia como um guia que Deus colocou à sua disposição para entender os valores das coisas e decidir o que é melhor para o seu futuro. Peça a Deus entendimento para enxergar em Alta Definição. Procure entender qual a vontade de Deus para a sua vida e siga em frente. Deus tem muitas surpresas para você.
Deus quer surpreender você a cada dia com novos desafios. Você precisa estar preparado.

Abraço. Deus abençoe você.

Pr Helio Morais

Um comentário:

  1. Amém....Eu acredito que posso alcançar muito mais ir além...

    ResponderExcluir

Que legal receber seu comentário!

.