quinta-feira, 2 de junho de 2011

Você consegue enxergar em Alta Definição?

Você já parou para pensar em como as coisas evoluíram ao longo dos últimos anos?
Até um tempo atrás, as fotos eram em "preto e branco", a televisão também. Aos poucos fomos vendo as coisas evoluírem e apareceram as primeiras fotografias coloridas. Apenas como curiosidade, conforme informações do Wikipedia, a primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell e o primeiro filme colorido moderno, o Kodachrome, chegou ao mercado em 1935.
Não demorou muito e a televisão acompanhou o mesmo desenvolvimento. Na década de 70 foram transmitidas as primeiras imagens coloridas pela TV.
Hoje é até difícil acompanhar o avanço da tecnologia no campo das imagens. As TVs e câmeras fotográficas mostram imagens em alta definição com uma qualidade inacreditável.
E no campo espiritual, será que a nossa visão ou percepção das coisas evoluiu na mesma velocidade? Será que temos percepção suficiente para enxergarmos as coisas com a profundidade e definição que elas merecem?
Podemos refletir no que aconteceu ao longo dos anos? Se você encontrasse Jesus Cristo ainda criança, brincando ao lado de José o que você veria? Um garoto carpinteiro ou um rei se preparando para uma missão que iria mudar para sempre o futuro da humanidade?
Se você encontrasse este mesmo homem agora maduro e experimentado pelos trabalhos será que você veria o mesmo que o Profeta Isaías descreveu?
Quando lemos a descrição de Isaías, a imagem que temos é de uma pessoa totalmente desprezível. Veja só:

"Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.
Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido." (Is 53.1-4)

Entretanto, se continuarmos lendo vamos perceber que Isaías conhecia muito bem o Jesus que anunciava em sua profecia. Podemos dizer que se fosse nos dias de hoje, Isaías enxergava em Alta Definição. Que coisa maravilhosa. Confira:

"Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca." (Is 53.5-7)

Às vezes me deparo com algumas situações que me permitem afirmar que a nossa visão espiritual não evoluiu na mesma velocidade que a tecnologia de imagens.
Encontro com pessoas completamente perdidas, procurando por uma solução quando não deveria mais se preocupar com coisas que já foram definidas.
São tantas as lições aprendidas nas narrativas Bíblicas que não deveríamos mais questionar a Deus certas coisas.
Sabia que ainda tem gente que não sabe diferenciar o que é benção e o que é maldição? Sabia que ainda tem gente que erra em suas escolhas e decisões porque não enxergam o valor das coisas que as cercam?
Em uma conversa de Deus com Jonas, vemos um depoimento do próprio Deus dizendo que o povo da Cidade de Nínive não sabia diferenciar sua mão direita da esquerda (Jn 4.11).
Qual é a sua condição? Você consegue enxergar com clareza se as decisões que você tem tomado ultimamente tem causado algum prejuízo para sua vida espiritual? Você tem usado critérios claros que permitem a você enxergar claramente como Deus tem se sentido em relação à você? É preciso refletir um pouco como anda a sua visão. Pode ser que sua visão espiritual ainda seja "preto e branco".
Que tal atualizar esta tecnologia? O que você acha de ajustar um pouco o foco para que a sua visão seja aprimorada?
Como fazer isto? Crie o hábito de consultar sempre o Manual. A Bíblia contém todos os elementos necessários para direcionar as suas decisões e mostrar a você o verdadeiro valor das coisas.
A Bíblia é como um GPS (antigamente dizíamos "Bússola") que indica o caminho correto a ser seguido. Ela possui o padrão verdadeiro para você possa comparar como anda o seu crescimento espiritual.A Bíblia nos mostra o caminho quando pensamos que não há mais saída.
Pense nisto antes de tomar uma próxima decisão. TEnho certeza de que Deus quer conduzir você para uma vida de sucesso e plena felicidade.

Veja também algumas dicas adicionais em "Sua agenda é compatível com o Plano de Deus para sua vida?"

Abraço.

Pr Helio Morais

2 comentários:

  1. culto ontem foi muito bom .. valew apena , muito apena [: que Papai do Ceu possa sempre abrir os olhos do nosso coração , e nos ajudar a enxergar em alta definição , com a tecnologia que ele posto dentro de nos .. somos escolhidos e chamados pra fazer a diferença , por isso temos que ser diferente .. ÁGUIA , VISÃO DE ÁGUIA , UH , UH ! rs by: Mariana

    ResponderExcluir
  2. Enxergar além das situações é muito dificil, foi como o Sr. disse Pr Helio temos que exercitar nossa fé todos os dias, confiar em Deus.
    Hoje me encontro em uma situação que ainda não consigo enxergar além, não consigo perceber quais os propósitos de Deus para esse momento, mas estou confiando em Deus e entregando nas mãos dele. Quero ajudar, sinto isso no meu coração mas ainda não sei como, então vou orando para que Deus me de ferramentas necessárias para ajudar aqui em casa.
    Temos que confiar e ter fé em Deus mesmo, pq senão desistimos na primeira adversidade que nos aparece.
    Por isso vamos exercitar nossa fé todos os dias para que Deus nos de a capacidade de enxergar além do que nós vemos.

    Deus te abençoe Pr Helio!

    Camila Ignacio Fabbri

    ResponderExcluir

Que legal receber seu comentário!

.