sábado, 27 de agosto de 2011

Situações em que temos apenas uma chance.

Como seria bom se pudéssemos sempre tentar mais uma vez. Seria interessante se tivéssemos ter mais de uma chance de acertar, caso fosse necessário fazer as coisas de forma diferente. Entretanto, isto está muito longe se parecer com a vida real. Existem situações em que temos apenas uma chace; é necessa´rio acertar logo na primeira vez. Lembrei-me de uma narrativa Bíblica que está registrada no Livro dos 2 Reis 13-15-19. O Rei Jeroboão havia assumido o trono em Israel e foi fazer uma visita ao Profeta Eliseu. Jeroboão precisava algumas orientações pois estava enfrentando sérios problemas com os Sírios, seus inimigos. Eliseu ordena então que ele tomasse um arco e algumas flechas e as lançassem pela janela, ferindo assim a terra que estava ao alcance da flecha. Lemos neste texto que Jeroboão atirou três flechas e parou. Feito isto, o Profeta Eliseu ficou indignado pois era esperado que Jeroboão lançasse pelo menos cinco ou seis flechas. A quantidade flechas simbolizava o ataque de Jeroboão aos Sírios e, pelo que entendemos ele desperdiçou uma grande chance de exterminar os seus inimigos.
Engraçado, ninguém avisou nada a Jeroboão? O Profeta não sabia disto? Não seria simples ter avisado? Muito fácil responder a estas perguntas quando estamos de fora. Naquele momento era esperada uma atitude positiva e ofensiva de Jeroboão e ele não correspondeu. É a vida.
Nem sempre as regras são claras nas situações que enfrentamos. Aliás, as regras nunca são claras na vida real. Temos que ter muita  percepção para identificarmos qual deve ser a nossa atitude diante das circunstâncias. Nem sempre temos todos os detalhes ou as implicações que podem ocorrer diante das decisões que tomamos. Não é assim? Esta é a vida real.
Uma coisa porém podemos ter certeza: vamos ser cobrados por aquilo que fazemos ou deixamos de fazer.Seremos cobrados pelos resultados das decisões que tomamos sejam elas positivas ou negativas. A vitória de Jeroboão contra os Sírios foi apenas parcial por falta de atitude, por falta de energia. Jeroboão não teria uma chance de tentar de novo, de lançar outras flechas pela janela. A atitude tímida de Jeroboão significou involuntariamente que ele havia subestimado o seu inimigo. Ele jamais poderia imaginar que sua falta de visão e percepção pudessem comprometer sua vida de forma tão profunda. É a vida. Muitas pessoas caem e são reprovadas diante das circunstâncias por falta de atitude.
Somos motivados todos os dias a tomar atitudes sem que tenhamos uma visão clara do cenário que nos cerca. E temos que agir de acordo com nossos valores e regras. É a vida...
Uma coisa é certa: temos que ter atitude. O recado da vida é este:" Vamos lá! Agora é a sua vez, não desprezxe a sua chance. Levante a cabeça e encare as situações com energia de quem se levanta pra vencer.
Faça, realize, brilhe, conquiste o seu espaço.
As regras? Sobrevivência e testes constantes
Os valores? Respeito, honestidade, fidelidade, etc
O resultado? Sucesso, uma vida de grande resultados.
Deus te dá uma chance de ser feliz e abençoado. Uma chance de brilhar. Não jogue esta oportunidade fora.

Abraço

Pr Helio Morais

2 comentários:

  1. Louvado e engrandecido seja o nome do nosso Deus...Ele é fiel ...

    ResponderExcluir
  2. Se não tentarmos, como saberemos
    ? Em frente, marche!!!!
    Suzete/IEBSP

    ResponderExcluir

Que legal receber seu comentário!

.