sábado, 3 de setembro de 2011

À espera de um milagre.

Parece até o título do filme, mas não é. O personagem desta nossa história passa muito longe dos holofotes de Hollywood. Na verdade trata-se de um pobre homem que estava há 38 anos esperando por um milagre à beira do Tanque de Betesda.
A Bíblia nos conta que havia em Jerusalém, junto à Porta das Ovelhas um tanque onde estava uma grande multidão de pessoas doentes. Eram coxos, aleijados, cegos, etc, todos esperando por um anjo que, de tempos em tempos agitava a água e o primeiro que mergulhasse era curado de qualquer enfermidade.
Entre eles estava o nosso personagem de nome desconhecido. Determinado dia, quando Jesus estava a caminho de Jerusalém, decidiu passar por ali e encontrou aquele homem. O caminho para Jerusalém não passava necessariamente pela Porta das Ovelhas mas estava na agenda de Jesus visitar aquele lugar tão triste e insignificante. Somente estavam ali aqueles cuja única esperança era a possibilidade de mergulhar no tanque. Aqui eu encontro uma lição muito importante para os nossos dias: mesmo que a situação que estamos vivendo nos tenha levado a ocupar lugares insignificantes, Deus possui em sua agenda um espaço para nos visitar. É muito comum sermos abandonados pelos amigos quando enfrentamos dificuldades, entretanto na agenda de Deus existe um apontamento especial para nos fazer uma visita inesperada. Para Deus não existem lugares insignificantes que ele não possa alcançar e transformar.
Muito bem, quando Jesus encontra com aquele homem faz-lhe uma pergunta bem direta: "Você quer ser curado?". O homem não respondeu a esta pergunta tão simples mas em lugar disto apresentou as suas limitações dizendo: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a mergulhar no tanque quando a água é agitada. Estou há muito tempo aqui e, toda vez que a água é agitada alguém mergulha primeiro e eu fico aqui." Quando li este texto fiquei um tanto intrigado e me fiz uma pergunta: este homem era otimista ou pessimista? Eu não sei. Por um lado vejo um homem que era um tanto perseverante pois já estava ali há 38 anos. Por outro lado, vejo um discurso um tanto pessimista diante de uma pergunta tão simples:  "Você quer ser curado?". talvez ele não tenha respondido porque pensou consigo: " É obvio. Claro que eu quero ser curado senão já teria desistido, já teria ido embora!" Entretanto ele não respondeu à pergunta do Senhor Jesus.
É importante frisar aqui que se quisermos receber um milagre de Deus temos que ser perseverantes, não podemos desistir diante da primeira dificuldade. Por fim, mesmo diante desta postura do paralítico, Jesus surpreende a todos dando-lhe uma ordem que iria mudar definitivamente a sua vida, que iria quebrar completamente a sua rotina dos últimos 38 anos: "Levanta, toma a tua cama e anda". Pronto, estava terminada ali a longa espera por um milagre. Deus é assim, sempre nos surpreende com as suas ações. Não precisou de agitar a água, não precisou mergulhar, não precisou esperar por nada. Simples assim: "Levanta, toma a tua cama e anda".
E você? Há quanto tempo está à espera de um milagre? Há quanto tempo está na expectativa de uma benção de Deus?
Vou tentar resumir de uma forma prática qual deve ser a sua postura:
  • Não saia do lugar da benção (este "lugar" não é necessariamente "lugar físico", pode significar também "posição")
  • Tenha uma atitude otimista
  • Não desista de esperar porque a benção de Deus pode acontecer a qualquer hora
  • Não coloque a sua expectativa no "tanque" ou na "água" mas mantenha o foco em Jesus
  • E finalmente, crie uma expectativa de bênção em seu coração.
Tenho certeza de que Deus está pronto a SURPREENDER você de uma forma que você nunca viu antes.

Abraço.

Pr Helio Morais
(Mensagem pregada na IEB Vale - Setembro/2011)

6 comentários:

  1. Essa mensagem,
    tocou profundamente em mim ..
    eu não sei se foi uma palavra de Deus em meu coração ou se foi porque meu coração está necessitado de uma palavra;
    eu entrei aqui no blog pensando o que será postado essa semana,
    comecei a ler, e antes mesmo de terminar de ler a mensagem, eu entrei em prantos,
    meu coração se abriu, senti algo forte,
    um conforto por as lutas que eu venho enfrentando ..
    pelas dificuldades;
    pelas noites não dormidas;
    pelas coisas que me aflige;
    pela dor que eu estou sentindo;
    a carência de palavras;
    e outros mais ..

    * Agradeço à Deus por me conduzir á essa mensagem.

    ResponderExcluir
  2. É ASSIM QUE DEUS FAZ !!!


    por: Andressa Araújo

    ResponderExcluir
  3. Pastor Hélio..
    Hoje á noite, indo pra faculdade parei do nada e comecei a pensar na vida, avaliar tudo o que tenho vivido, e me veio uma pregação em que o senhor disse sobre nos adaptar à uma nova realidade com Deus, bom, quando fomos para são paulo e ouvindo sua pregação, me fez perceber muita coisa, enfim me perguntei se estou fazendo a diferença, se eu realmente me adaptei à uma nova realidade com Deus, bom eu ainda não estou totalmente adaptada, mas estou tentando fazer a diferença, estou lutando para conseguir, e ai me veio outra pregação aquela de 'Ter um lugar à mesa', bom lembrei que o senhor disse que Deus honraria seus filhos, bom eu sei que ás vezes é difícil de se compreender , mas hoje isso veio forte ao meu coração, acordei agora com um desejo de falar de compartilhar isso ..

    Que às vezes quando achamos que tudo está perdido, que quando nada mais importa, quando pensamos em desistir, quando não temos mais forças para lutar, devemos parar, olhar, rever tudo o que se foi feito e orar, pois Deus sabe o que passamos e sabe tudo que está em nosso coração, ele sabe nossas vontades e ele nos levanta, nos dá forças pra seguir e vencer a luta, ele nos honra .. só basta crermos e buscá-lo .. pois sempre teremos um lugar privilegiado à mesa .. aqueles que nos apontaram, que nos julgaram e tentaram nos destruir verão a grandeza de Deus em nossas vidas ..


    boa noite ou bom dia para todos !!!!!


    Andressa Araújo

    ResponderExcluir
  4. Hoje entrei no blog pela 1° vez, e quando comecei a ler essa mensagem refleti em muitas coisas, e vi que mesmo quando as coisas estão difíceis, devemos confiar e buscar forças em Deus, pois a vitória é nossa.

    Romilda Régis

    ResponderExcluir
  5. E quando a pessoa esta tão longe desse tanque???


    (By Frango)

    ResponderExcluir
  6. Deus abençoe a vida do Pastor que escreveu essa menssagem tremenda.

    ResponderExcluir

Que legal receber seu comentário!

.