Você já percebeu que a vitrine é sempre a parte mais bonita e interessante da loja? também pudera, a vitrine é o lugar de onde podemos ter uma visão do estilo do produto vendido na loja, podemos saber o preço (em algumas!), a qualidade do produto, a variedade de tons e cores, etc. Mas, somente podemos conhecer os produtos e saber maiores detalhes quando entramos na loja, correto? A vitrine é apenas uma amostra, os produtos de verdade encontram-se no interior da loja. Ninguém compra um produto apenas por olhar na vitrine, é preciso olhar de perto, tocar, experimentar, conferir a qualidade. Vale dizer que os produtos de verdade estão no interior da loja. Na vitrine tudo é perfeito. Quando você vai comprar uma roupa por exemplo, você precisa experimentar, saber se está de acordo com o seu tamanho, com as curvas do seu corpo, se o comprimento está adequado, não é assim? Na vitrine, a mesma roupa pode até ser bonita para o manequim, mas você não pode se esquecer de que ele não é real, no manequim as medidas são perfeitas, as curvas estão todas acentuadas para valorizar o produto. A vitrine é o lugar perfeito, o lugar ideal tudo é bonito, tudo está perfeitamente ajustado para encher os olhos. Inclusive a combinação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyzExEpB2eu3kIU47CMt1Z8EsDpjDDk5jrbgcTWHuOyfUlUWxjztEVU_rNOuGcMlQJXShQhEJWA8eFR-yRNAvwaHwOQ6Wc6tX20uWezLAlyvdjW-UCdMOKMqPglvL4LGxuyq1oKom-enoW/s320/camelo+rio.jpg)
- A timidez e o egoísmo provocam escolhas indignas: estas tribos não estavam dispostas a ajudar os seus irmãos a lutarem pela terra do outro lado do Jordão e resolveram se contentar com uma terra adequada mas nada especial, sem proteção. Isto às vezes acontece conosco, desistimos de lutar pelos nossos sonhos e nos contentamos apenas com uma benção "adequada" mas nada especial. Algo do tipo: "está bom, fiz tudo o que eu podia".
- O efeito da indolência (preguiça): um verdadeiro desapontamento para aqueles que contavam com a ajuda daqueles que desistiram de ir até o final. Isto é triste. Muitas vezes é assim que agimos, desistimos de lutar e deixamos alguém sozinho justamente na hora que mais contavam com agente.
- Falta de união: por não entender o propósito e não pensar na dificuldade que os outros enfrentariam, o que dificultou extremamente a conquista da terra.
- O perigo de viver à margem dos acontecimentos: ficar nas cidades que haviam antes do Jordão significava ficar à margem da bênção de Deus. Existem pessoas assim, que vivem à margem da igreja. Pessoas que frequentam os cultos mas nunca participam efetivamente das lutas, das conquistas. São os chamados expectadores, apenas assistem, olham pela vitrine mas nunca vão "conquistar a terra".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjo1SQzzxqdn7E9LiL4iW0Hhqb1PdqhbJieSssbV-nmMI_6jv553IFcytluewDHLsc_MxLZeLeOK2TsI87UPwOLbdETxpkZyKz_60YNxi9kjSMBLSwZs_8WdgSlBtRvN6nq9Hy2wX4RcB82/s1600/desespero2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7keUJJM5MCToi_73LTA44iC3HOj5W9McZZR7R0PF-5SItSGi1ERssMklNjyP-5gEh195JmcyaKVMhvKX76Fd3tZIAfkmAfpmMTCo8X8G5YyE4ok7kRQgNZTlzMBlgQqEHqayDdv5iycvH/s1600/louvor+2.jpg)
Espero que depois de ler este artigo você esteja preparado para enfrentar os desafios que a vida propõe a você. Que você não desista de lutar porque Deus conta com você.
Vou encerrar com uma frase que me traz muita motivação: "não abro mão de nenhuma das promessas de Deus para a minha vida".
Abraço.
Pr Helio Morais
(Reflexão inspirada na mensagem pregada pelo Pr Elísio Barreto - IEB SP - Setembro/2011)
Veja também outras reflexões:
O Perigo de ser proativo.
Um gigante que não entrou para a história.
Criando barreiras para a ação de Deus.
Veja também outras reflexões:
O Perigo de ser proativo.
Um gigante que não entrou para a história.
Criando barreiras para a ação de Deus.
muito bom Pastor, muitas das vezes somos acostumados a julgar as pessoas também, pelo o que elas aparentam ser.. mais só conhecemos realmente, quando olhamos no interior :D gostei muito !
ResponderExcluirMariana Barbosa