sexta-feira, 15 de março de 2013

Soluções simples que resolvem problemas complexos

Você já parou pra pensar quantas vezes já se envolveu em problemas mesmo sabendo anteriormente que eles poderiam ser evitados?
Já parou pra pensar quantas vezes foi alertado por Deus, pelos seus amigos, pelos seus pais e mesmo assim você se envolveu com alguma situação de trouxe profundo desgaste à você e aos seus amigos e parentes?
Quantas vezes você já se envolveu com problemas só para contrariar alguém, ou só pelo prazer de viver perigosamente?
Não temos estatísticas que mostrem estes dados, eles apenas podem ser medidos pela experiência pessoal e às vezes somente depois de muitos anos de prejuízos e tristeza.
E existem pessoas que passam até a vida inteira envolvidas por problemas e não conseguem sair do lugar, não conseguem crescer em nenhuma área da sua vida.
Seus relacionamentos são desastrosos, sua carreira profissional não pode nem ser chamada de "carreira", sua vida espiritual é um caos, sua situação financeira uma lástima. Isto parece com algo que você conhece?
Pessoas assim normalmente não conseguem enxergar a origem dos seus problemas e creia, grande parte destes problemas poderiam ser evitados se você parasse um pouquinho e refletisse sobre a sua história e sobre a origem dos seus problemas.
A Bíblia nos conta em II Reis 2.19.22 que os homens da cidade de Jericó procuraram o Profeta Eliseu dizendo: "A cidade é bem situada, como vê o meu senhor, porém as águas são amargas e a terra é estéril".
Todos sabiam desta situação entretanto estavam lá porque a terra era bem localizada.
Quando li este texto, pensei comigo mesmo: eles não sabiam que as águas eram amargas? Porque então foram habitar naquele lugar? Não sabiam que a terra era estéril? Porque então foram reclamar ao homem de Deus?
Depois de um tempo consegui extrair algumas lições muito importantes que poderão ajudar você a se livrar dos problemas que tanto tem entristecido o seu coração.
1) Existem problemas que são parte integrante das decisões que tomamos
Como já disse anteriormente, a terra era bem localizada mas as águas não eram boas e a terra era estéril.
Se você inverter a frase, o efeito é o mesmo.
Vamos tentar? As águas não eram boas e a terra era estéril mas era bem localizada.
Viu como ficou igual?
Exatamente como pensei, não adiantava tentar mudar a forma de ver a situação que o problema continuava lá.
O problema estava implícito, ou seja, se eles quisessem habitar naquela terra que era bem localizada, teriam que enfrentar o problema que havia nas águas daquele lugar.
Não adiantava tentar fugir do problema. Não tinha como conciliar as coisas. Se a decisão fosse continuar morando ali, teriam que conviver com o problema da água.
As coisas às vezes são assim. Não temos como nos livrar dos problemas, eles acompanham as decisões que tomamos.
Mas não desanime, siga em frente que temos algo muito importante a aprender neste texto:
2) Devemos tratar os problemas em sua origem
O Profeta Eliseu pediu um prato novo, pediu que colocassem sal nele e foi até o manancial (II Reis 2.20 e 21).
Lá estava a origem do problema, no manancial das águas. Não adiantava agir em algum reservatório de água que possivelmente tivesse na cidade. Era necessário ir até a nascente.
Porque então você insiste em combater os efeitos do problema que você está vivendo e não tenta primeiro identificar a causa e agir nela?
Vou tentar exemplificar para que você entenda melhor: podemos renomear o problema que você está vivendo e chamá-lo de "formigueiro"? Qual a melhor forma de combater o formigueiro e acabar com o problema? Matar as formigas uma a uma ou jogar veneno diretamente no formigueiro? Muito bem, se você respondeu a opção 2. Porque então você sempre insiste em combater os efeitos do problema  e não age na causa? Porque em vez de atacar o problema você ataca as pessoas? Porque tenta descontar em alguém as suas mágoas e fracassos e atribuir aos outros a razão da sua tristeza?
Eu convido você a refletir sobre isto e adotar uma postura diferente a partir de agora.
Não sabe como? Ok, então veja o próximo passo.
3) Confiar que Deus tem soluções simples para problemas complexos.
Não me parece razoável pensar que um prato de sal fosse resolver o problema, concorda? Porque ninguém pensou nisto antes?
Observe o detalhe no texto de II Reis 2.21b onde o profeta afirma: "Assim diz o Senhor: Tornei saudáveis estas águas; já não procederá daí morte nem esterilidade".
Pronto!
Problema resolvido!
Uma solução simples para um problema crônico e complexo!
É assim que Deus faz!
O segredo estava na determinação do homem de Deus: "Assim diz o Senhor". Eliseu tinha autoridade para fazer isto, falar em nome do Senhor.
E você, como tem sido a sua postura diante de Deus e diante dos problemas?
Não importa qual a situação que você está vivendo. Não importa o tamanho do seu problema. Deus pode resolver o problemas na origem e tornar a sua vida em uma história de sucesso e felicidade.
Eu convido você à uma nova postura a partir de agora.
Deixe de combater os efeitos dos problemas, pare por alguns instantes, reflita sobre a sua vida nos últimos tempos e permita que Deus possa agir na origem dos problemas que tem atrapalhado tanto a sua vida.
Pare de atacar as pessoas e aja diretamente no problema.
Tenha uma postura mais positiva, encare de frente, mostre que o Deus que você serve, luta por você.
Pare de mostrar a Deus o tamanho do seu problema e mostre ao problema o tamanho do seu Deus.
Tome uma decisão de priorizar o Reino de Deus na sua vida e as "demais coisas serão acrescentadas".
Deus conta com você para escrever uma nova história, para mostrar ao mundo que mesmo que a vida tenha sido dura com você, Ele pode mudar completamente a sua vida e fazer de você um grande campeão.
Grande abraço,

Pr Helio Morais

Veja outros temas:

Criando barreiras para a ação de Deus em nossa vida
Davi queria apenas beber água
Um gigante que não entrou para a história

4 comentários:

  1. Deus te abençõe sempre!
    clarice.

    ResponderExcluir
  2. OLa pastor, grande e sabia verdade!!!

    Gostei muito deste artigo,um abraço e continue escrevendo.

    Um especial na Diná e filhas.

    Simone

    ResponderExcluir
  3. Nesse momento estou passando por grandes tribulações ,parece que estou a deriva quase naufragando, mas ao lê sua mensagem com lágrimas a rolar sobre minha face, muito me confortou.
    Que Deus te ilumine mais e mais.

    ResponderExcluir
  4. Pastor Helio meu nome e Rodrigo eu sou da sede de Jacareí meu primo e o Alexander líder do jovens , eu sou aquele menino que toca violão rs, pastor Deus te abençoe por esta mensagem muito boa , ótima pregação ali no santa Marina também , obrigado.

    ResponderExcluir

Que legal receber seu comentário!

.