quarta-feira, 9 de março de 2011

Retiro de Carnaval 2011

A cidade de Pindamonhangaba amanheceu sob intensa chuva. Parecia um dia normal. Realmente no mundo físico estava tudo normal. O que ninguém sabia era que exatamente às 6 horas da manhã, um grupo de jovens da IEB Vale em São José dos Campos se preparava para o Retiro 2011.
Todos estavam ansiosos por chegar ao local. Tudo estava preparado para a grande festa. O silêncio enfim foi quebrado quando chegou a Van que transportava os adolescentes. Chegou a alegria.
Logo na oração inicial percebemos que não seria um fim de semana comum. Soubemos logo no início da previsão de um grande derramamento de bênçãos e do poder de Deus sobre nossos jovens.
As equipes foram divididas para as disputas das gincanas e das atividades organizadas para o retiro.
Chovia muito, mas isto não foi impedimento para um jogo de futebol e banhos de piscina. Alguns preferiram a quadra de Vôlei, outros ficaram curtindo o clima agradável e conversando no salão.
O dia transcorria num clima de muita alegria. Veio o almoço, as gincanas da tarde, as brincadeiras. Tudo muito normal até que chegou a hora do culto da noite. Foi algo impressionante. Era um clima de louvor e adoração intenso. A equipe de louvor estava afiada. A abertura foi feita com o louvor-tema do retiro "Tudo o que eu quero", do Fernandinho. Tivemos a apresentação do Grupo Realm, do IEB Teens, do Grupo Celebrarte, do Grupo Pantomima Expressão....
Opa, tenho que parar um pouco aqui para comentar sobre a peça do Pantomima Expressão. Deus usou o Xande e a Jack de uma forma muito especial não somente no momento de escrever a peça mas também na apresentação. Foi inspiração pura. Dentro de alguns dias vamos publicar a peça no YouTube. Tenho certeza de que Deus vai tocar muitas vidas através desta peça.
A presença de Deus era marcante em todos os momentos do culto. Quando, de repente o Diácono Alex que estava na condução do culto, convidou-nos para um momento de oração. Foi aí que Deus resolveu nos surpreender, como havia prometido. Alguns dos nossos jovens e adolescentes foram batizados com o Espírito Santo. Não tenho como descrever o que aconteceu naquele momento!
Tenho também que falar do Tema do Retiro. "Compromisso - Deus quer, você pode!". O tema era uma prévia do que Deus já havia nos revelado. Seriam dias de reafirmar nosso compromisso com Deus e assumir novos desafios. Vimos Deus agir de uma forma muito especial com palestras direcionadas ministradas pelo Pr Helio Morais e Pr Henrique Toledo. Não tenho como descrever aqui tudo o que aconteceu. Foram momentos que vão ficar pra sempre marcados em nossa memória e em nosso coração.  Tivemos até "Show de Talentos". Fiquei impressionado com a criatividade e espontaneidade dos jovens e adolescentes. Aliás, não precisa muito esforço para mostrar o que eles sabem fazer de melhor. É algo natural. Nossos jovens e adolescentes são talentosos. Para não ser injusto com ninguém quero destacar apenas a habilidade do João Victor no tapete de dança. Não tem pra ninguém.
O tempo foi passando e cada atividade que acontecia, cada culto, cada momento de louvor parecia melhor que o outro. A vontade era de que o tempo parasse por alí e pudéssemos ficar desfrutando de momentos tão agradáveis. Para não ser extenso demais vamos logo ao final da festa. No culto que aconteceu na manhã de Terça-feira, Deus usou o Pr Henrique de forma brilhante quando ministrou sobre: "Até onde vai o seu compromisso com Deus?", baseado na história de Sadraque, Mesaque e Abdenego. Vimos Deus tratar de uma forma muito pessoal e incisiva. Era hora de assumirmos de vez uma postura ofensiva e cumprir a nossa parte do compromisso com Deus. Ao final, uma oração por todos os departamentos da igreja selou com chave de ouro o Retiro 2011.
Queremos agradecer a Deus por dias tão maravilhosos, por tamanho derramamento de poder sobre nossas vidas, por nos permitir desfrutar de momentos tão especiais, por fazermos parte da história.
Agradeço a Deus pela vida dos jovens e adolescentes da IEB Vale, pessoas que aprendemos a amar e que agora fazem parte da nossa família, da nossa história. Uma história de amor.
Deus abençoe a todos.

Pr Helio Morais

10 comentários:

  1. Eu adorei!!!
    Foi maravilhoso, incrivel.
    já estou esperando o outro.

    ResponderExcluir
  2. eu ameei !
    foi muito maravilhoso, Deus trabalhou na vida de cada jovens e adolescente, e todoos pegou um comproomissso serio coom Deus , "comproomisso Deus quer e você pode " todos podemos ter esse compromisso, bastaa querer!
    o retiro acabou, mais as lembranças vai ficar pra sempre (:
    e estou esparando o proximo (:

    ResponderExcluir
  3. O melhor retiro...
    Deus abençõe a todos

    ResponderExcluir
  4. Realmente só basta a gente querer o compromisso , Deus só está esperando a nossa atitude, Deus operou muitos milagres e teremos a prova disso durante o ano. Adorei , o melhor retiro que eu já (:

    ResponderExcluir
  5. Deus operou maravilhas!!!Ele Tratou com cada um, firmou compromisso com todos!!!Mudou a história!!
    Foram momentos separados, reservados para estarmos em comunhão..Meus olhos viram o amor sendo despejado nos corações.
    Louvo a Deus pela vida de cada um que acreditou nesse trabalho, que ajudou para que tudo isso acontecesse, louvo a Deus pela vida do Pr. Helio, do Pr.Henrique e do Pb Manoel Homens de usados e ousados que acreditaram e confiaram nos responsaveis..Obrigado!!!
    Como diz o nosso querido Pastor Helio, somente a eternidade poderá descrever o que aconteceu nesses dias!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei gostei demais to esperando o proximo melhor retiro >< e melhor dia sabado :> By:rafael

    ResponderExcluir
  7. Deus quer e eu posso! Foi muito bom..Mas o MELHOR DE DEUS AINDA ESTÁ POR VIR!

    Agradeço a Deus pela vida de TODOS os que estiveram lá! É assim que Deus faz...nos surpreendeu todos os dias!

    Valeu galera..até o próximo!
    Amo vcs =)

    ResponderExcluir
  8. Espartanos e NO BRECHAS, vcs foram demais..
    Sid e Jack, Deus os abençõe!Vcs além de líderes competentes foram super amigos!
    ALÉM DE COMPROMISSO TEMOS UNIÃO, COM JESUS CRISTO A VITÓRIA ,realmente, ESTÁ NA NOSSA MÃO!
    Deus nos surprendeu!Vlw pela dedicação de todos.

    ResponderExcluir
  9. Deus realmente nos surpreendeu no Retiro e dou Graças a Deus pela seu amor sobre nós.

    Aos lideres dos departamentos que foram hiper dedicados e empenhados, dou os meus parabéns e quero dizer que tenho orgulho de todos vocês.

    Quero agradecer a Deus pela vida do Pr Manoel que ministrou a palavra no sábado.
    Ele foi realmente usado por Deus, sendo um caminho de benção na vida de todos, e um vaso ungido e consagrado.Que Deus continue abençoando a vida desse servo fiel.

    Deus abençõe a todos ricamente.
    E já convido a todos para o próximo RETIRO..
    ABRAÇOS, MAYKON

    ResponderExcluir
  10. Isso aí.....Maycon...

    EM JULHO TEREMOS O ACAMPAIEB

    Vai ser tremendo!!!

    ResponderExcluir

Que legal receber seu comentário!

.