terça-feira, 13 de setembro de 2011

Depois da tempestade vem a bonança.

Quem nunca ouviu esta expressão ou nunca viveu momentos que evidenciam que trata-se de uma afirmação muito verdadeira?
Ainda me lembro quando criança que por muitas vezes fiquei debruçado na janela da sala vendo a chuva cair. Algumas vezes tive a impressão de que o mundo iria acabar. Eram trovões assustadores, raios que cruzavam o céu de ponta a ponta, nuvens tão carregadas que chegavam a transformar o dia em uma sensação de noite. Entretanto, por inúmeras vezes me lembro de ficar muito alegre porque logo após aquele aguaceiro interminável, lá estava o sol novamente brilhando no horizonte.Ainda me lembro de cheiro de terra molhada. Ainda  me lembro dos deliciosos banhos de chuva (quem nunca experimentou não sabe o que está perdendo!). O tempo foi se passando e as experiências da vida me ensinaram outras lições. Por exemplo, algumas vezes viajei de avião em condições de mau tempo. Em terra, o tempo estava fechado, ameaçando chuva, nuvens carregadas,  ou até algumas vezes chovendo. Bastava alguns minutos após a decolagem e lá estava o sol brilhando por cima das nuvens. Não precisava estar muito alto para experimentar este fato, bastava apenas cruzar as nuvens e pronto.
Quando transferimos esta experiência para a nossa vida espiritual, o conceito é o mesmo. Podemos afirmar com toda a certeza de que depois da tempestade sempre vem a bonança. Aliás, a Bíblia nos ensina em Salmos 30.5 que "o choro pude durar uma noite mas a alegria vem pela manhã" (Sl 30.5).
Talvez você alguma vez até já tenha comparado as situações que você está vivendo como se fosse um mar, não é mesmo? As ondas se levantam de forma tão violena que parece que você vai afundar. Hoje, quando voltava do trabalho, enquanto pensava nesta mensagem pensei naquele louvor que diz: "Se o mar me submergir, a tua mão me traz à tona pra respirar e me faz andar sobre as águas". (Vale a pena ouvir).
Quem sabe você já comparou a sua vida à um verdadeiro deserto? Já ouvi até algumas pessoas dizerem: "estou vivendo um deserto em minha vida". Opa, aí a situação é completamente diferente apesar de ser também complicado viver em um deserto (falando em sentido figurado, é claro). Você sabia que os grandes projetos de Deus aconteceram no deserto? Sabia que alguns chegam até a afirmar que o deserto é a "escola de Deus"? Quando lemos as histórias bíblicas descobrimos que as grandes experiências dos grandes homens de Deus do Antigo Testamento aconteceram no deserto. O deserto é o lugar para onde Deus nos leva para testar a nossa fé e nos fazer crescer.
E agora, qual a sua situação? Tempestade, nuvens negras, mar revolto, deserto?
Se você está vivendo uma tempestade em sua vida lembre-se: não desanime, mantenha a sua posição, não abandone o lugar onde Deus te colocou. Depois da tempestade sempre vem a bonança.
Se você está passando por situações que fizeram da sua vida um ambiente hostil, nuvens negras, situações que não permitem que você comtemple o brilho do sol, lembre-se: você pode voar acima das nuvens onde sempre haverá um lindo sol brilhando à sua espera. Experimente falar com Deus em momentos íntimos de oração. Tenho certeza de que Deus vai ouvir a sua voz.
Se por outro lado você está envolto por uma tempestade em pleno mar bravio não se esqueça, confie em Deus pois você não vai morrer em meio a esta tempestade. Deus te traz à tona de vez em quando para respirar. A promassa deve sempre soar ao seus ouvidos, "você ainda vai andar sobre as águas".
Por último, se você está vivendo um deserto em sua vida, bem vindo, você está na escola de Deus. Aproveite para aprender as liçoes que esta situação te proporciona. Falo isto com muita propriedade porque eu sei muito bem o que é isto.
Qualquer que seja a situação, Deus está sempre ao nosso lado para garantir que tudo vai ficar bem.

Um grande Abraço.

Pr Helio Morais

Veja outros temas:

7 comentários:

  1. pr. essa mensagem realmente veio nao hora certa ..
    Deusa sabe o que faz .. e quando ele pois isso no seu coração para escrever é pq realmente sabia o tempo de turbulencias que estavamos vivendo.. e sabia que precisavamos de forças para seguir e vencer .. obrigada ..

    Andressa Araújo &
    Marco Antonio Junior

    ResponderExcluir
  2. Esta certeza que temos de não afundar e morrer. demostra que este mundo TUDO TUDO que este mundo usa para tentar mudar o foco da nossa palavras ou seja da VONTADE DE DEUS através de COISAS não a fundamento não a espaço em nosso coração estas coisas não tem força para penetrar no coração que DEUS criou . MAIS a PALAVRA de DEUS sua graça tua doçura teu AMOR isso faz que o HOMEM veja o quanto é ingrato e duro. pudi ver através destas palavras que o senhor é contigo pastor e com a unção sobre tua vida os ingratos que tentam mudar do teu corão a visão de Deus para a igreja o senhor ja esta cuidando deles . nunca mude ou saia da perfeita e agradevel vontade de DEUS .... AMO VC UM GRANDE ABRASSS JORED

    ResponderExcluir
  3. Pastor, que palavra abençoada (:
    me encorajo..
    Como diz aquela música, é passando pela prova dando gloria a Deus.
    Assim seguiremos, e venceremos *-*

    ResponderExcluir
  4. A esperança não abre a janela em dia de tempestade. Ela te ajuda a crer que a mesma não ficará fechada para sempre .. a bonança voltará (:

    Mariana Barbosa

    ResponderExcluir
  5. pastor essa mensagem não saiu da minha cabeça ..
    não sabes o quanto foi importante para mim ..
    e eu só posso dizer .. é assim que Deus Faz ..

    ResponderExcluir
  6. Pastor ótima msg... Chorei mtu quando li


    Ass Franguinho!!!

    ResponderExcluir
  7. Realmente é no deserto que Deus nos encontra e nos testa.

    ResponderExcluir

Que legal receber seu comentário!

.