quarta-feira, 27 de julho de 2011

Um lugar vazio à mesa.

É muito fácil percebermos que vivemos uma disputa contante em nossas vidas. Somos motivados todos os dias a superar limites, cumprir metas, sermos mais acertivos, tomarmos posturas arrojadas, coisas assim....
Isto acontece em todos os lugares, nas empresas, entre amigos, na faculdade, na escola, na família, etc. 
Entretanto, o que muitas vezes nos esquecemos é que nosso Deus tem uma forma diferente de encarar as coisas. Nos esquecemos que os padrões que Deus utiliza para executar os seus planos não são os mesmos que normalmente conhecemos e praticamos.
Estes dias, lembrei-me fortemente de uma história bíblica que nos conta a respeito da nomeação de Daví a rei de Israel.
O cenário era o seguinte: Deus procurava por um substituto para o Rei Saul, que havia sido reprovado por Deus em sua função. Para tanto, Deus envia o Profeta Samuel secretamente a Belém e ordena que ele fosse até a casa de Jessé. Não seria difícil encontrar um homem ideal na casa de Jessé, já que Jessé era pai de 8 filhos. Todos eles formosos e bem educados.
Samuel se impressionou logo na chegada quando viu a Eliabe, o mais velho. Pensou então consigo: "Este é o escolhido, não tenho dúvidas".
Deus o advertiu imediatamente porque Samuel havia se impressionado com a aparência do rapaz. À vezes somos assim, julgamos as coisas pela aparência. Temos o péssimo hábito de usar métodos de avaliação equivocados e, muitas vezes jogamos fora as grandes oportunidades.
A mesa estava posta e um a um os filhos de Jessé foram se apresentando perante Samuel. Para todos eles, a resposta era a mesma: "Não, não é este."
Samuel achou estranho até que, quando se apresentou o último Samuel perguntou: "Acabaram-se os filhos?".
A resposta foi que ainda faltava um, o mais novo. Um jovem ruivo e de gentil aspecto. Eu imagino que Daví tinha "cara de bonzinho", deste tipo que não impõe medo a ninguém.
Daví nem havia sido convocado para a reunião porque era o mais jovem, era o menor e estava ocupado cuidando das ovelhas. Fazendo o trabalho mais pesado da casa.
Havia um lugar vazio à mesa e ele somente poderia ser preenchido por aquele que havia sido julgado como o menos importante. Samuel então ordena que fossem buscá-lo porque ninguém sentaria à mesa enquanto ele não chegasse.
Daví foi chamado e chegou sem a menor expectativa. Ele sabia muito bem da sua posição que não seria considerado caso tivesse que receber indicação da sua família.
Quando Daví chegou foi grande a surpresa de Samuel. Deus falou imediatamente ao seu coração: "É este. Levante-se e unge-o porque este será o novo Rei de Israel". Estava preenchido o lugar mais importante da reunião. Era uma posição de destaque, Deus queria honrar a Daví no meio dos seus irmãos. Não era o fato de ter sido o último a chegar que fazia com que ele fosse considerado o menos importante. Deus faz assim.
Mas, e as ovelhas do seu pai? Como ficariam se Daví tivesse que abandonar o posto para seguir a sua nova carreira? Entretanto, as ocupações de Daví não o impediram de atender ao chamado de Deus. Às vezes isto acontece conosco, queremos seguir carreira e andarmos nos caminhos de Deus mas não queremos renunciar as ocupações e coisas que nos prendem todos os dias. Esta nova posição de Daví exigia uma renúncia.

Daví estava diante de uma carreira brilhante, de uma grande oportunidade, a maior de sua vida.

Não quero ser muito longo, portanto vou direto ao assunto. Quantas oportunidades você já perdeu por ficar choramingando pelos cantos porque as pessoas não valorizam você? Achando que você é vítima da sociedade e vivendo uma vida de auto-estima sem nenhuma expressão?
Engraçado, me lembrei que quando eu era criança sempre era o último a ser escolhido para o time de futebol. E nem por isto sou menos importante do que todos os meus amigos de infância.
Encare esta realidade: você pode até ser o último a sentar-se à mesa mas, se Deus escolheu você, ele vai honrá-lo diante de todos.
A sua história pode até ser apenas uma entre tantas outras, porém Deus é poderoso para fazer de você um grande campeão.
Seja autêntico, seja transparente, seja honesto, seja fiel a Deus. Deus tem um novo nome a ser anunciado. Este nome pode ser o seu.

Ouça este louvor (Um novo Vencedor - Damares).

Deus abençoe você.

Pr Helio Morais

Leia outras mensagens

Criando barreiras para a ação de Deus
Meu personagem favorito é José
Gosto das coisas nos mínimos detalhes...
Daví queria apenas beber água
Soluções simples que resolvem problemas complexos.
Perguntas frequentes. Você sabe como funciona?
Preparados para enfrentar desafios.
Você consegue enxergar em Alta definição?
Vencendo em terra de gigantes.
Um novo projeto de vida.
Sua agenda é compatível com o plano de Deus para sua vida?
Deus não se importa com o meu sofrimento?

2 comentários:

  1. Muuuuuuuuuuuuuito boa mensagem...
    senti mt a presença d Deus akele dia q o PR. Hélio Moraes pregou... muito boa mesmo....

    ResponderExcluir
  2. Magina, é um prazer poder esta comentando aqui.
    Lembra que você falou q aquele dia ia ser um dia histórico. Mas nao sabia o porque?rs
    hoje vejo que foi mesmo, pois Vai ficar guardado em minha história cristã pra sempre akele dia.

    ResponderExcluir

Que legal receber seu comentário!

.